'Foi realizada a apuração dos votos da eleição do Sindicato dos Metalurgias de Sorocaba - 20/08/1986 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1982
1983
1984
1985
1986
1987
1988
1989
1990
Registros (83)Cidades (18)Pessoas (31)Temas (77)


Foi realizada a apuração dos votos da eleição do Sindicato dos Metalurgias de Sorocaba
    20 de agosto de 1986, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


A apuração dos votos realizou-se no ginásiomunicipal de esportes. Votaram 4.702 eleitores, sendo que a chapa 1 obteve2.682 votos, a chapa 2 obteve 991 e a chapa 3 obteve 797 votos; ainda apurou-se70 votos em branco e 162 nulos.De acordo com o estatuto da entidade, embora a chapa 1 tivesse umagrande diferença em relação às outras duas chapas, ela não obteve maioria absoluta e foi convocado um segundo escrutínio para os dias 18, 19 e 20 de agostodo mesmo ano. Na prática, somente a chapa 1 continuou no processo, pois osmembros da chapa 2 e da chapa 3 abandonaram a disputa. O segundo escrutínio respeitava apenas o estatuto. No dia 20 de agosto, foi realizada a apuraçãodos votos. Concluída a contagem, foi computado o total geral dos votos atribuídos a cada chapa, sendo o seguinte o resultado: chapa 1 com 3.352 votos, chapa2 com 195 votos e chapa 3 com 573 votos. Vencia a chapa 1, repleta de membrosdas comissões e grupos de fábrica:•  comissão da Pirelli: Carlos Roberto de Gáspari, Nelson Gonçalves,Francisco Pedro de Medeiros, Antonio Benedito Bernabé, José RubensNunes e Manoel Rodrigues Carrilho;•  comissão da ZF: Reinaldo Ubirajara M. de Oliveira e Cícero GomesNeto;•  comissão da Villares: José Francisco Mancio;•  comissão da Catu: Miguel Benedito Costa, Roberto Ferreira da Silva ePedro Magoga Mome;•  comissão da Case: José Orlando de Almeida;M 95 arcos Francisco Martins (Org.)•  comissão da Yanes: Moacir Alves Taveira e Élcio Rice;•  comissão da Pries: João Carlos Oliveira;•  como membros de grupos de fábrica: Geraldo Titotto Filho, Vera Lúcia Rocha, Carlino Fernandes, Osvaldo Cruz Proença, Aldenir Marinhode Souza, Flávio Rangel de Souza, José Leocádio Conceição, WanderleiPedroso de Almeida, Moacir dos Santos, Romeu Pires de Barros (omesmo da chapa 3, em 1981) e Hamilton Pereira;•  da diretoria do Sindicato eleita em 1983: Wilson Bolinha, Edson JoãoMora, José Carlos Pereira, Lourival Garcia, Alvacy Lopes Ferreira, JoséEduardo Assunção e Jair Pereira da Silva.





OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!