'Foi feito um pronunciamento das autoridades, buscando “esclarecer” os fatos - 31/03/1973 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1969
1970
1971
1972
1973
1974
1975
1976
1977
Registros (93)Cidades (22)Pessoas (0)Temas (65)


Foi feito um pronunciamento das autoridades, buscando “esclarecer” os fatos
    31 de março de 1973, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


Para o caso de Alexandre, a versão que prevaleceu diante das duas históriascontraditórias foi a de atropelamento. Isso porque no dia 31 de março de 1973 foi feitoum pronunciamento das autoridades, buscando “esclarecer” os fatos. Neste dia, oSecretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o general Sérvulo da MottaLima, em resposta a uma solicitação de informação por parte do reitor da USP,professor Miguel Reale, redigiu uma nota oficial na qual explica as circunstâncias doatropelamento do estudante ocorrida em uma rua muito movimentada no bairro doBrás15. A nota também tinha por objetivo tentar controlar a agitação no meio estudantilcausada após a morte de Alexandre, principalmente na USP, que havia decretado oluto na universidade. O general, além de informar sobre as circunstâncias da morte, escreveutambém sobre o seu sepultamento, justificando a rapidez com que o corpo foienterrado.12 Aldo Vannucchi, op. cit., p. 38.13 Mariana Joffily, op. cit., p.272. Outra importante leitura sobre o assunto é o relatório da CNV.Volume 1. Parte III. Capítulo 11. Execuções e mortes decorrentes de tortura, 2014.Disponível em < http://www.cnv.gov.br/>. Acesso em 30/04/2015.14 Relatório da CNV. Volume 1. Parte III. Capítulo 9. Tortura. 2014, p.294.15 A nota oficial foi reproduzida no livro de Aldo Vannucchi, p.39. 6Após o prazo de 24 horas decorridas a contar de sua morte, nãotendo sido o corpo reclamado, foi enterrado. Tal praxe, utilizadaquando se trata de terroristas mortos, prende-se ao antecedente, jáhavido no Recife, onde terroristas da mesma organização realizaramuma ação no IML, visando a resgatar um corpo para posteriorexploração do fato16.





OII!

+1973
  Registros93
  Cidades22
  Pessoas0
  Temas65


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!