'Fundação da Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres - 31/03/1934 Wildcard SSL Certificates
1930
1931
1932
1933
1934
1935
1936
1937
1938
Registros (79)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Fundação da Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres
    31 de março de 1934, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (3)
  
  


Sob as asas protetoras da Vila dos Velhinhos se acolhem, atualmente, mais de 100 idosos. São homens e mulheres com diferentes histórias de vida que, havendo percorrido ao longo da existência trajetórias marcadas por derrotas e vitórias, ali encontram, neste momento, um lar comum.

A Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres foi fundada em 31 de março de 1934 na cidade de Sorocaba, por iniciativa de um grupo de cidadãos, com espírito altruísta e preocupados com as precárias condições sociais, em especial as pessoas em situação de rua, idosos e até menores abandonados que já naquela época viviam em estado de desamparo pelas ruas da cidade.

A instituição também socorria muitas famílias que vindas de outros estados a procura de empregos e acomodações. Asiladas tais famílias na Vila, as mesmas pernoitavam e tomavam café com leite matinal, duas refeições diárias.

Em 1948, foi apresentado em pauta de reunião, uma planta da ampliação dos pavilhões da Vila, na qual contou com a colaboração do Dr. Antônio Amóbill e foi aprovada a rifa de um automóvel de marca Ford Inglês, cedido pelo sr. José Alcolea, uma tourada e uma tradicional festa de São João, o qual ficou considerado padroeiro da Vila e as rendas ficariam em prol da entidade.

Nos anos de 1950 um novo estatuto foi elaborado, e no ano de 1954 o nome da entidade teve que ser alterado, pois as disposições governamentais proibiram as entidades de terem nomes caritativo, passando então a se chamar Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

A Vila dos Velhinhos de Sorocaba, entidade beneficente de assistência social, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1.061 de 08 de março de 1963; Estadual pela Lei nº 9.400 de 7 de junho de 1966 e, Federal pelo Decreto nº 61.601 de 24 de outubro de 1967, Registro no Serviço Social do Estado sob nº 139 e Registro no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções sob nº 1522, tem por finalidade acolher idosos com mais de 60 de ambos os sexos, preferencialmente originários de Sorocaba, prestando-lhes, de forma gratuita, permanente e sem qualquer discriminação, toda assistência material, moral e espiritual necessárias a uma existência condigna.

Na trajetória de seus 87 anos de fundação, a Vila dos Velhinhos de Sorocaba, chega ao século 21 preservando e perseverando na busca de seus objetivos, acolhendo pessoas idosas, grupo crescente na sociedade brasileira e sorocabana.

Os idosos da instituição participam de várias atividades, desenvolvidas dentro e fora da Vila, com o objetivo de socialização, bem como oferecer a oportunidade de lazer e qualidade de vida.

A entidade trabalha hoje com várias equipes de profissionais, sendo administrador, assistente social, enfermeira, nutricionista, médicos, entre outros.

Sua estrutura é totalmente voltada para o bem-estar, com rampas de acesso, passarelas para caminhadas e áreas verdes planas que permitem passeios muito agradáveis.

Uma graciosa praça embeleza o local onde encontra a Capela Ecumênica. No ano de 2016 foi inaugurado o “Boulevard Vila” o primeiro e único empreendimento comercial 100% filantrópico de Sorocaba que destina todo o aluguel dos seus espaços comerciais revertido para manter a entidade.

O Boulevard conta com lojas, restaurantes, academia, escritórios comerciais, e cafés e fica na avenida Santa Cruz bem ao lado da entidade.



\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\9327icones.txt
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\9327yf.txt


Vila dos Velhinhos
Data: 01/01/1950
Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Marcos Antonio Oliveira
01/01/1950


ID: 3706


Largo do Divino*
Data: 01/01/1956
Créditos/Fonte: Marcos Antonio Oliveira
Miguel Gregorio de Oliveira e sua esposa Conceição. Década de 50 (colorida digitalmente) (ig) jardim são paulo(.272.


ID: 10565



ME|NCIONADOS
ATUALIZAR!!!
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.