Centro de Sorocaba recebeu um protesto de dez mil pessoas. Estima-se que 20 mil pessoas participaram das 5 passeatas realizadas
19 de novembro de 1987, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (3)
•
O Núcleo Ecológico Morro de Ipanema (NEMI) foi criado em 1986, para pressionar a Marinha do Brasil a fornecer informações sobre o projeto nuclear que seria desenvolvido no Centro Experimental de Aramar (CEA), município de Iperó.
O movimento, liderado pelo então estudante Gabriel Bitencourt, começou com um protesto realizado na antiga Concha Acústica, ao lado do Mosteiro de São Bento.
Foi idealizado pelos estudantes da Faculdade de Filosofia (atual Universidade de Sorocaba - UNISO) e reuniu cerca de três mil pessoas. O NEMI também fez um dia de jejum e silêncio, nas proximidades do prédio da Oficina Cultural Grande Otelo.
O movimento iniciado pelo NEMI foi fundamental para que a sociedade se organizasse em manifestações contra Aramar. Os meses de novembro e dezembro de 1987 concentraram os maiores protestos antinucleares vivenciados pela região.
No dia 19 de novembro de 1987, o centro de Sorocaba recebeu um protesto de dez mil pessoas. Estima-se que 20 mil pessoas participaram das 5 passeatas realizadas nesse ano.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.