26 de junho de 1960, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Os primeiros minutos da noite de 26 de junho, quando se rompeu uma parte da barragem da represa Santa Helena, enchendo o Rio Sorocaba e inundando grande parte da zona ribeirinha, mais precisamente a Vila Albertina.
Há seis meses os operários da Votorantim, proprietária da Usina, constataram um rompimento num trecho da barragem.
O conserto da comporta, contudo foi sendo protelado dia após dias e finalmente, se rompeu ás 19 horas, quando as águas, vindas de Salto de Itupararanga, atingindo um nível d e2 metros de altura, além da barragem, causando o rompimento da mesma.
Nos primeiros minutos houve pânico geral entre as famílias moradoras das zonas ribeirinhas e as autoridades policiais de Sorocaba puseram-se de prontidão, a fim de cuidar do não rompimento, também da represa da Light, o que se acontecesse, ocasionaria uma tragédia em Sorocaba.
Batalhão de Caçadores
Tão logo tomou conhecimento do rompimento da barragem da Usina de Santa Helena, o comandamdante do 7o. Batalhão de Caçadores da Força Pública, colocou sua unidade de prontidão, oferecendo a cidade caminhões e homens que o que fosse necessário.
No momento em que as águas da represa atinigiram a casa de máquinas da Usina Santa Helena, ali se encontravam trabalhando os operários Lucidio Vicente e seu ajudante Francisco Cabello.
Esses homens, na iminência de morrerem afogados, abadanaram o local atravessando o vidro. E passaram a correr sob os canos exteriores, chegando assim a um ponto, até então não atingido pelas águas.
Na casa de máquinas as águas chegaram a um nível de 3 metros de altura.Após a divulgação da quase catástrofe, comparecerem alguns dos diretores da Votorantim, os quais percorreram demoradamente as instalações das várias seções da firma, inclusive a Votocel, cuja represa nada sofreu.
Os diretores da Votorantim, inclusive o Antonio Ermirioo de Morais, estiveram, também, nas zonas ribeirinhas da cidade, onde as águas, invadiram os quintais, atingiram a altura de quase 1 metro, devastando tudo o que encontrava pelo caminho.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.