'Rompimento de barragem causou pânico em Sorocaba 0 26/06/1960 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1956
1957
1958
1959
1960
1961
1962
1963
1964
Registros (112)Cidades (27)Pessoas (33)Temas (85)


Rompimento de barragem causou pânico em Sorocaba
    26 de junho de 1960, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


Os primeiros minutos da noite de 26 de junho, quando se rompeu uma parte da barragem da represa Santa Helena, enchendo o Rio Sorocaba e inundando grande parte da zona ribeirinha, mais precisamente a Vila Albertina.

Há seis meses os operários da Votorantim, proprietária da Usina, constataram um rompimento num trecho da barragem.

O conserto da comporta, contudo foi sendo protelado dia após dias e finalmente, se rompeu ás 19 horas, quando as águas, vindas de Salto de Itupararanga, atingindo um nível d e2 metros de altura, além da barragem, causando o rompimento da mesma.

Nos primeiros minutos houve pânico geral entre as famílias moradoras das zonas ribeirinhas e as autoridades policiais de Sorocaba puseram-se de prontidão, a fim de cuidar do não rompimento, também da represa da Light, o que se acontecesse, ocasionaria uma tragédia em Sorocaba.

Batalhão de Caçadores

Tão logo tomou conhecimento do rompimento da barragem da Usina de Santa Helena, o comandamdante do 7o. Batalhão de Caçadores da Força Pública, colocou sua unidade de prontidão, oferecendo a cidade caminhões e homens que o que fosse necessário.

No momento em que as águas da represa atinigiram a casa de máquinas da Usina Santa Helena, ali se encontravam trabalhando os operários Lucidio Vicente e seu ajudante Francisco Cabello.

Esses homens, na iminência de morrerem afogados, abadanaram o local atravessando o vidro. E passaram a correr sob os canos exteriores, chegando assim a um ponto, até então não atingido pelas águas.

Na casa de máquinas as águas chegaram a um nível de 3 metros de altura.Após a divulgação da quase catástrofe, comparecerem alguns dos diretores da Votorantim, os quais percorreram demoradamente as instalações das várias seções da firma, inclusive a Votocel, cuja represa nada sofreu.

Os diretores da Votorantim, inclusive o Antonio Ermirioo de Morais, estiveram, também, nas zonas ribeirinhas da cidade, onde as águas, invadiram os quintais, atingiram a altura de quase 1 metro, devastando tudo o que encontrava pelo caminho.





Jornal Correio Paulistano
Data: 14/06/1893
14/06/1893


ID: 13058


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.