'FÁ-LO-EI! 0 30/12/2020 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Registros (266)Cidades (51)Pessoas (182)Temas (240)


FÁ-LO-EI!
    30 de dezembro de 2020, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


Usemos a mesóclise, beleza e riqueza do português ! Ela é elegante, precisa, fácil.Se a escola não a ensina, falha; se o professor "ensina" que ela só se usa na escrita, está desorientado e é desorientador; se o sujeito ignora-a, priva-se de poder usar esse recurso do seu idioma, que deve ser ensinado a todos para, democraticamente, todos poderem usá-lo. Como não é ensinado a quase ninguém, no Brasil, a escola falha, o professor falha, e quase todos são privados de conhecer este recurso que poderiam (e deveriam) usar em suas fala e escrita. Não ensinar, privar de conhecimento, é cultivar a ignorância, o que é inaceitável.A mesóclise é recurso da língua portuguesa em que se insere o pronome no verbo, nos tempos futuro (futuro do presente e futuro do pretérito. Futuro do presente, como “farei”; futuro do pretérito, a exemplo de “faria”). Na mesóclise, o pronome não se antepõe ao verbo (a anteposição do pronome ao verbo chama-se próclise, como em “me diga”, obrigatória em algumas situações) nem se lhe pospõe (a posposição do pronome ao verbo denomina-se ênclise, a exemplo de “diga-me”). Na mesóclise introduz-se o pronome “dentro” do verbo. Por exemplo: verbo entender > entenderá > entender-se-á. Verbo inaugurar > inaugurarão > inaugurar-se-ão. Verbo fazer > farei isto > farei o > fá-lo-ei. Verbo encontrar > encontraríamos > encontrar-nos-íamos. Emprega-se a mesóclise no tempo futuro; ela é-lhe peculiar e exclusiva, por ser impossível praticá-la nos tempos presente e no pretérito. Ela caracteriza a conjugação dos tempos futuros, sentido em que é vantajosa para a clareza do discurso.1A mesóclise é de fáceis entendimento e uso.

É facílimo intercalar o pronome no verbo, operação de que qualquer pessoa torna-se capaz, uma vez que a aprenda e que se exercite: aprendê-la e exercitar-lhe o emprego constituem operações ao alcance de qualquer indivíduo de inteligência normal.

No meu tempo de estudante, aprendia-se com onze anos de idade. As crianças aprendiam a mesóclise. Até por imitação e sem especial ensinamento é-se capaz de aprendê-la, como, demais, espontaneamente as pessoas apreendem o idioma, de oitiva.

Você pode usar a mesóclise sempre que quiser, por escrito ou oralmente, em qualquer momento, formal, informal, profissional, entre amigos, entre estranhos. Ela existe precisamente para ser usada, à vontade. Desfrute dela !




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.