Brincadeira com farinha gerou medo de antraz e levou sorocabano à Polícia Federal
17 de outubro de 2001, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
Menos de um mês após a queda das Torres Gêmeas nos EUA, o comerciante Nélson Dias, de 39 anos, ficou apavorado quando recebeu um envelope contendo um pó branco em sua casa, no Parque Vitória Régia, zona norte de Sorocaba.
Pensando tratar-se de material contaminado com a bactéria Antraz, fez uma maratona pelos postos de saúde e distritos policiais, até descobrir que se tratava de brincadeira feita por um amigo.
O pó branco era farinha de trigo. Naquela altura, o envelope já tinha sido encaminhado à Delegacia da Polícia Federal. O amigo, cuja identidade não foi revelada pelo comerciante, foi intimado para prestar esclarecimentos.
Ele foi indiciado por crime contra a ordem pública.O envelope foi recebido por uma empregada de Dias. O cachorro da família mordeu o papel e, pelos furos, vazou o pó branco.
Assustado em razão das notícias sobre o terrorismo biológico, o comerciante colocou o envelope em um saco plástico e foi ao distrito policial. Orientado a procurar o laboratório da Faculdade de Medicina, de lá foi encaminhado para o Instituto Adolpho Lutz. Uma agente de saúde que não sabia como proceder, entrou em contato com o laboratório central, em São Paulo.
Orientado a procurar outra vez a polícia, Dias foi até a Delegacia Seccional e registrou a ocorrência.
O material foi apreendido e mandado para a Polícia Federal. Depois de toda a maratona, o comerciante já estava em sua pizzaria, no bairro onde residia, quando foi abordado pelo amigo, que revelou a brincadeira.
O delegado Ademir Alves, da Polícia Federal, lamentou a conduta do autor do trote. Segundo ele, ainda assim, o produto será analisado pela Vigilância Sanitária e o autor da brincadeira teve de responder a processo.
Fonte: Folha de São Paulo https://www.facebook. com/sorocaba24hrs/ posts/593133341452416
Envelope com farinha de trigo assusta comerciante Data: 17/10/2001 Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
ID: 8139
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.