'O reitor do Colégio da Bahia, Luís da Fonseca, escreveu aos seus superiores em Lisboa sobre o episódio - 18/08/1584 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1580
1581
1582
1583
1584
1585
1586
1587
1588
Registros ()Cidades (10)Pessoas (62)Temas (54)


O reitor do Colégio da Bahia, Luís da Fonseca, escreveu aos seus superiores em Lisboa sobre o episódio
    18 de agosto de 1584, sábado
    Atualizado em 28/03/2025 04:52:31

  
  





  1ª fonte  
  Data: 01/01/2015

O Avesso da Costura: uma análise dos escritos de Gabriel Soares de Sousa (c.1540-1591). Gabriela Soares de Azevedo



O caso teve enorme repercussão. O reitor do Colégio da Bahia, Luís da Fonseca, escreveu aos seus superiores em Lisboa sobre o episódio, em 18 de agosto de 1584, narrando duas versões: a do próprio governador, ao lhe solicitar providências, e outra, recebida por intermédio de “cartas de homens de bem”, informando que o padre em questão, Diogo Nunes, não se encontrava no lugar “no tempo da briga”. O reitor decidiu, em vista das controvérsias, iniciar um processo envolvendo o vigário geral, um escrivão e as testemunhas arroladas deforma a “tirar a honra da Companhia a limpo”. O governador, ao saber do auto, suspendeu o escrivão e ameaçou o vigário. A carta de Luís da Fonseca anunciava o envio de documentos, solicitava a busca de meios de retirar das mãos dos oficiais reais o pagamento das rendas destinadas aos Colégios, já comprometidas, e se antecipava à chegada das notícias ao reino. [3488]



OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.