'Diz o “Portal da História” que D. Sebastião foi “sepultado em 1582 no Mosteiro dos Jerónimos” - 09/12/1582 Wildcard SSL Certificates
1578
1579
1580
1581
1582
1583
1584
1585
1586
Registros (40)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Diz o “Portal da História” que D. Sebastião foi “sepultado em 1582 no Mosteiro dos Jerónimos”
    9 de dezembro de 1582, quinta-feira
    Atualizado em 13/11/2025 05:25:29

  




\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\697icones.txt

  1ª fonte  
  Data: 15/10/2021
Memória do Rei D. Sebastião na Biblioteca Nacional de Espanha (I). Estande 160. Francisco Bilou. grada.es



Entrada do corpo do Rei Dom Sebastiam na cidade de Euora no ano de 1582 e quando não foi feita pelo Prelado e apto.

Quinta feira na tarde do dia 9 do mês de Dezembro de 1582 entrou nesta cidade de Euora a título fúnebre e com grande piedade de todo o corpo que se dizia ser do rei D. Sebastião de Portugal, 1º de este nome que santa gloria tem, ou qual [fl. 321v] perdeu-se em África com todo o seu exército português quando faleceu Nossa Senhora do Neues em 5 de agosto de 1578, cujo corpo provinha do Reino de Algarue na cidade de Faro, onde este é hoje o Bispado e onde foi traçado por ordem e ordem do rei Phelipe nosso senhor, tio do dito Rei Dom Sebastião para suceder a este Reino de Portugal e a todos os seus senhorios, ou qual comando para recolher e traçar o campo de Alcácer vai querer na África onde foi à batalha, e força de guerra em que se perdeu na cidade de Cepta onde estava [fl. 322] aí depositado com ponpa e reueração devido ao Bispo de Cepta que era então Dom Miguel siabra com mais gente por SM partiu com ele por mar comido até à cidade de Faro do Reino de Algarue onde desembarcou e aí por ordem O regimento de Sua Majestade foi reunido no farol do Bispo de Algarue pelo Bispo Dom António de Castel-Branco que então era, e como Bispo de Cepta que veio com a procissão solene do seu lugar e do clero e mais gente [fl . 322v] dá cidade.

Nada se avistava do farol até que Sua Majestade o Rei Filipe, que estava em Lisboa com a sua corte, nos enviou uma mensagem para o trazermos de lá e enviou fidalgos para a sua casa e alguns que tinham sido privilegiados e oficiados na Casa do Rei Dom Sebastião para Acompanharemos o seu corpo desde a cidade de Faro até Lisboa onde se encontra o Mosteiro de Belém, tal como os corpos de dois passados Reis, Príncipes e Infantes, auia do seu local de sepultura.

Partio o corpo do dito Rey Dom Sebastião da dita cidade [fl. 323] do farol do Reino do Algarve e por terra direito à cidade de Beja acompanhado de dois fidalgos como aqui ele e vinha com elle o dito Bispo do Algarve que tracia con sua ver Dom Diogo Lopez e o Arcediago della o Dr. Fonseca foi o precentor e humildemente conhecido, o bispo de Cepta foi quem traçou o túmulo do corpo do Rei como o primeiro a entregá-lo.

Vinha este corpo colocado num pequeno túmulo fechado e inteiramente coberto por um forro de tecido dourado com [fl. 323v] grande do mesmo tamanho e com huã cruz pelo meio que leva ou pano tudo de outra Tella mais rica em alcachofras e torçais de ouro ao redor.

Vinha este túmulo ao longo do caminho inserido numa caixa de liteiras em duas lindas mullas guarnecidas com o mesmo equipamento do túmulo e em torno das doze tochas acessas as quais traçião dois moços de la camara del rey e huã grande cruz dourada erguida diante das liteiras, a qual tracia hum capellam del Rey e otherros dous capelães [fl. 324] com duas pequenas velas colocadas em cada hum com uma grande lanterna do outro lado e outra cruz no cavalo, e vinhão outo fidalgos da casa do rei acompanhando este corpo e ato.Vinhão 30 capellas de SM e todo o serviço de sua capella assim como enfeites como de prata e muitos moços da capella e reposteiros que se auião no que avinha.

Com este acompanhamento vinha o L.do B.or (Belchior) de Amaral corregedor da corte com vara e alçada, tracia meirinho conse [fl. 324v] e Almotaçé mor de caminho para mazer prepara em avere com récessaire.

Chegados que levaram esta cidade da Europa à grande cruz da porta de s. Bras extramuros no ressio della no sobredito dia 9 de Dezembro, logo dalli envie uma mensagem ao Senhor Arcebispo deste Arcebispado da Europa Dom Teotonio de Bragança tio do Duque Dom João de Bragança que rogo, que aí está esperando sua senhoria receber em Pontifício com seu lugar na cleresia e nas religiões da cidade como [fl. 325] Sua Majestade ordenou que o regimento fosse entregue ao Arcebispo de Lixboa, que em tal momento estará em negócios com Sua Majestade, que lhe ordenou que fosse a esta cidade da Europa esperar este corpo do Rei Dom Sebastião para realizar esta recepção na cidade.

Tangiase a vespora e veja quando essa mensagem é antiga e aguarde as duas, e a logo SA manda que ela seja desengatada e manda uma mensagem para todos os amigos que estiverem presentes, para que a logo comece a ser dita para a vespora e completar e divulgar entradas e [fl. 325v] e acauadas (sic) fosem logo em procisão a porta da cidade e asi se fez com toda abreviidade.

Acauada completa antes de três horas estando presente para ver tudo ou encaixar e se beneficiar disso com todos os clérigos e religiões da cidade que você poderia ir, ou sr. Arcebispo vestido de amito, Alua, e estola, corda, cruz, capa peitoral e pano dourado e branco e mitra branca simplesmente dentro da capela mor da sé, e dahi com mitra na cabeça auxiliando o huã parte com panos sem capas simples Mascarenhas [fl. 326] Deam y conego na mesma se, e da outra o L.do D.os Nunes Figueira tesoureiro mor da dita see, commeçou a procisão de prosseguir e descer a rua da sellaria a baixo, até até a porta da cidade do resio de s. Bras onde está o corpo do Rei e forão nas seguintes irmandades e religiões.

Antes de tudo, o início da procissão da irmandade e confraria de Nossa Senhora dos Praceres situada na Igreja de S.to Antão dá a Praça de euora com todos os irmãos dela e cada hum com os seus jovens [fl. 326v] branca açeza e a hirmandade da Misericórdia logo ao pe deles com susas vellas nas mãos e logo a religião e ordem de S. Francisco e a de S. Domingos e no couçe, siameses de clerecia, os Padres de sam João da ordem de santo Eloy , e logo todas as mais cruzes das freguesias da cidade com todos os clérigos Priores e beneficiários da mesma.

Chegados que formaram todos para carregar do resio, ou sr. Arcebispo, quando estava em forma, passou pela porta da cidade na periferia do campo e lá ficou esperando humildemente [fl. 327] em que o corpo de rei se tirau das andas em que vinha nas azemolas que até então o tiveram sempre nellas, e deposto dellas concertaram a tumba que vinha.

E logo oito oito fidalgos que vinhão con elle o take our arm for the varaeis postiços que nella se punhão e por toalhas em que pegaão no mejo start arão de ar ado para entre da cidade, e a porta della ficar a tumba no couçe da procissão em mejo do acomodou a capella do Rei e seis acesas [fl. 327v] de cada parte que as traciao os moços da camara em corpo con suas espadas na fita com a cruz da capella del Rey aléuantada, a que tracia hum capelão seu e dous outros com ciriaes postos em alentenas de prata cada hum da sua parte da cruz, comearão logos dous capelães do rei com vozes altas para cantar subuenite sancti Deixe ocorrerite Angeli, etc. como o salmo de miserere mej Deus. Versículo por versículo, como é habitual nos enterros, e todo o clero respondeu ou se acomodou [fl. 328] e religiões.

O Arcebispo com os seus assistentes ocupou o seu lugar atrás do túmulo, entre ela e ele estava a sua cruz onde se lia o tesouro da sua capella e atrás do vinhão dos dois Bispos, ou de Cepta vinha a parte direita, e o do Algarue à esquerda com seus lobos curtos prontos (sic) nos vinhos tintos como o vinhão pelo caminho, e o logotipo dos produtores de toda a cidade da Europa, e a câmera da justiça com as capuces de doo compactadas e suas varetas vermelhas na maior parte cada hum -s- Juiz [fl. 328v] de fora, v(ere)adores, Procurador, tesoureiro, escrivão da camara e os mais Segundo seu traje e hordem.

Por outro lado, a cidade do vinhão tem todos os fidalgos que lá estão, e gente mais nobre que este acompanhamento.

À entrada da procissão, todos os capelães do rei se viram da mesma forma pelos convidados, quanto aos trajes que estão nesta cidade, e que lhes convém irem humanamente nas procissões que se realizam ou se realizam em eles que SM por estar nesta cidade, em sua capella [fl. 329] huã ve a mão direita e outra a parte esquerda, e por que auia auia lembrança no ado que a derradeira prosição que se fez na esta cidade em que esmoy Rey Dom Sebastião o aquido para a querreda.

A cruz da capella do Rei era igual à cruz da capella do Rei, e não tinha lugar igual no lado esquerdo como cabe. Vi a procissão assim proceder e caminhar pelas mesmas ruas do Paço, da Praça e da sellaria onde fora até á ver, e os fidalgos que levavam [fl. 329v] o túmulo é muitas vezes repousado com ele porque pesa o punhão com o banco que dous reposteiros do Rei Tração, que seria apenas um pedaço, coberto com um pano de veludo carmesim (…).

Fonte: Biblioteca Nacional de Espanha – Biblioteca Digital Hispânica. ´Documentos relativos ao governo de D. Sebastião I de Portugal, e às expedições à Índia e África´, MSS/12866, fls. 321-335v
[3796]


  2ª fonte  
  Data: 04/11/2024
A ESTRADA PARA ALCÁCER QUIBIR. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Mestrado em História do Império Português (data da consulta)


[4740]



ME|NCIONADOS
ATUALIZAR!!!
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.