Manuel Lopes de Oliveira instala na Chácara Casa Amarela uma fábrica a vapor de fiatura e tecidos
20 de janeiro de 1852, terça-feira Atualizado em 08/10/2025 21:04:14
• Imagens (3)
•
•
•
Em 1800 a Chácara do Quinzinho de Barros dividiu-se em duas, nascendo a Chácara Amarela. De ambos os lados da estrada dos Morros que as dividia em linha reta (daí o belo traçado da rua Cel. Nogueira Padilha, que começou larga por causa das tropas) existia um vale dividindo as chácaras, cujas sedes vêm vencendo o tempo.
Em 1852 Manuel Lopes de Oliveira instala-se na Chácara Casa Amarela e chegam as máquinas e teares mecânicos, os primeiros da Província de São Paulo.
O jornal local O Americano, mais tarde, e o ofício da Câmara ao Govêrno em 1856 confirmam completamente que Manuel Lopes fiou e teceu mecânicamente, o primeiro da Província, embora os cinco teares tivessem parado logo
Tag: vila hortência
Atual avenida São Paulo Data: 01/01/1864 Créditos/Fonte: Litogravura de Abreu Medeiros Igreja Matriz e Rua XV de Novembro ao fundo (Vila Hortência (horse) (ig)(.295.
ID: 1833
Sede da Chácara Amarela Data: 01/01/1923 Créditos/Fonte: Pedro Neves dos Santos / Biblioteca Infantil Municipal Rua José Martins. Vila Hortência (ccc) colorida digitalmente
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.