'Bicentenário da Independência, Grande Loja Maçônica da Paraíba* 0 01/08/2022 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
Registros (281)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (337)


Bicentenário da Independência, Grande Loja Maçônica da Paraíba*
    1 de agosto de 2022, segunda-feira
    Atualizado em 25/04/2025 23:00:31

  
  


poderiam ser perigoso na nova ordem que se estabelecia, como podemos verificar no texto do ato de suspensão dos trabalhos maçônicos, texto escrito de forma maçônica apresenta abreviaturas peculiares aquela ordem, datado de 21 de Outubro de 1822.

Meu Ledo: Convindo fazer certas averiguações tanto publicas como particulares na M.: mando primo como Imperador, secundo como G.: M.: que os trabalhos se suspendão até segunda ordem Minha. É o que tenho a participar-vos agora. Resta-me reiterar os meus protestos como I:. Pedro Guatimozin G M -S. Cristovão, 21 Obro. 1822. PS --- Hoje mesmo deve ter execução e es-pero que dure pouco tempo a suspensão porque em breve conseguiremos o fim que deve resultar das averiguações. (CASTELLANI, 2000, p.48)

O fechamento da maçonaria fora planejado por Bonifácio sobre a acusação de que havia uma cons-piração de caráter republicano, liderada por Ledo. Os maçons foram ter com o imperador, e quase imediata-mente, já no dia 25 de outubro de 1822 o Grão-Mestre escreve a Joaquim Gonçalves Ledo informando que os trabalhos maçônicos deveriam ser reiniciados, além de que revogou a punição aplicada a Soares Lisboa, pedindo que o mesmo fizesse uma pequena viagem e retornasse, para que pudesse dizer que as suas ordens foram cumpridas (LUSTOSA, 2006). Transcrevemos o bilhete assinado pelo Grão-Mestre e imperador, que em tese reativaria os trabalhos da maçonaria, mas por fim não foi isto que aconteceu.

Meu I:. Tendo sido outro dia suspendidos nossos augustos trabalhos, pelos motivos que vos participei, e achando-se hoje concluidas as averiguações, vos faço saber que segunda feira que vem os nossos trabalhos devem recobrar o seu antigo vigor, começando a abertura pela G:. L:. em assembléa geral. É o que por ora tenho a participar-vos, para que passando as ordens necessarias assim o executeis. Queira o S:. A:. do U:. dar-vos fortunas imensas como vos deseja o vosso I:. P:. M:. R:. +. (CASTELLANI, 2000, p.48)

A determinação de reabertura dos trabalhos maçônicos levará José Bonifácio a tomar a atitude drástica, que fará com que D. Pedro I decida finalmente por qual dos contendores maçônicos ele optará. Bonifácio considerou a decisão do imperador uma derrota pessoal frente a Ledo, e por isto dois dias depois da reabertura da maçonaria renuncia ao cargo de ministro. Três dias depois o imperador, em companhia de D. Leopoldina, consegue convencer Bonifácio a retornar ao governo e lhe dá carta branca para agir em defesa dos interesses de D. Pedro I. [p. 21]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.