'7 frases do papa Francisco que ajudam a explicar sua vida e papado, bbc.com - 21/04/2025 Wildcard SSL Certificates
2020
2021
2022
2023
2025
100
150
200
203
Registros (845)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


7 frases do papa Francisco que ajudam a explicar sua vida e papado, bbc.com
    21 de abril de 2025, segunda-feira
    Atualizado em 23/04/2025 19:13:15

  
  
  


"Eu não queria ser papa." Foi assim que o papa Francisco respondeu em junho de 2013, logo após sua eleição no conclave, durante uma audiência com alunos de escolas jesuítas em Roma. A pergunta foi feita por uma criança que queria saber o que o levou a se tornar o sucessor de Pedro.

Uma das características distintivas do pontificado argentino foram suas declarações, muitas delas revolucionárias para a estrutura da Igreja Católica e que, em alguns momentos, marcaram uma ruptura com seus antecessores.

No entanto, muitos analistas também apontaram que, apesar de suas ideias progressistas, nem tudo o que Francisco expressou em suas palavras poderia ser colocado em prática para forjar uma nova realidade no catolicismo.

Confira algumas de suas citações mais notáveis de seu pontificado de 12 anos.

1. "Se uma pessoa é gay, busca o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?"

Essa é, talvez, uma das frases que mais reações gerou durante seu pontificado.Pedro.

A frase foi dita pelo papa Francisco no voo que o trouxe do Rio de Janeiro para Roma, após viagem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013.

"Se uma pessoa é gay, busca o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O Catecismo da Igreja Católica explica e diz que tais pessoas não devem ser marginalizadas e devem ser integradas à sociedade", disse Francisco aos jornalistas que o acompanhavam.

A frase, que foi ecoada por veículos de comunicação do mundo todo, não foi a única na qual ele se referiu ao tema da homossexualidade.

Em 2016, por exemplo, ele disse que a Igreja deveria pedir perdão aos homossexuais por tê-los "marginalizado".

Mas, embora talvez um de seus maiores legados seja ter autorizado a bênção de casais do mesmo sexo em dezembro de 2023, ele também foi enfático ao salientar que essa bênção não deve ser confundida com o sacramento do matrimônio e ao insistir que a homossexualidade é "um pecado".

2. "Como eu gostaria de uma Igreja pobre... e para os pobres."

Quando o cardeal Bergoglio foi eleito papa, ele pretendia desde o início enviar uma mensagem clara ao mundo de que queria uma Igreja mais austera, que servisse aos mais necessitados.

Por isso, ele escolheu seu nome como pontífice em homenagem a Francisco de Assis, fundador da ordem franciscana e um homem que defendia a pobreza e a austeridade como modos de vida.

Em sua primeira coletiva de imprensa após sua eleição, em março de 2013, ele enfatizou essa mensagem.

"Francisco era um homem pobre. Como eu gostaria que a Igreja fosse pobre... e para os pobres", disse ele no Auditório Paulo 6º, no Vaticano.

Nesse sentido, ele também deixou claro que essa era a mensagem que todos os pastores da Igreja deveriam replicar.

"Dói ver um padre ou uma freira com um carro de último modelo. Eles precisam cumprir seu voto de pobreza", disse ele em outra coletiva de imprensa em julho de 2013.

3. "Algumas pessoas acreditam que para sermos bons católicos temos que nos reproduzir como coelhos, mas não."

Em janeiro de 2015, o próprio Francisco divulgou a história de uma mulher em uma paróquia de Roma que estava sendo repreendida por estar grávida de seu oitavo filho, depois de ter tido sete filhos por cesariana.

O padre disse que isso era tentar a Deus, que a mulher poderia morrer naquela gravidez e deixar sete filhos órfãos, ao que ela respondeu que "confiava em Deus".

Questionado por jornalistas sobre a posição da Igreja sobre o assunto, o papa adotou uma abordagem diferente da tradicional de "sede fecundos e multiplicai-vos" atribuída ao catolicismo.

"Deus lhe dá os meios, seja responsável. Algumas pessoas acreditam, e me desculpem a palavra, que para sermos bons católicos precisamos ser como coelhos. Não! Paternidade responsável", respondeu ele.

Ele até se aventurou a dar números.

"Acho que o número de três por família é o que os técnicos dizem ser importante para manter a população", acrescentou.

Apesar disso, ele manteve a posição da Igreja contra métodos contraceptivos, com algumas exceções específicas, como o uso de preservativos para evitar a disseminação de doenças como zika.

No entanto, ele apoiou métodos naturais para prevenir a gravidez, como a abstinência.

4. "O abuso infantil é uma doença"

O escândalo em torno do acobertamento de abusos infantis na Igreja Católica marcou o pontificado de Francisco tanto quanto o de seus antecessores, João Paulo 2º e Bento 16º.

No caso do Papa argentino, ele promoveu uma série de reformas, não apenas para evitar que os abusos voltassem a ocorrer, mas também para adiantar as reparações às vítimas.

Em fevereiro de 2017, foi publicada uma entrevista na revista La Civilta Cattolica, na qual Francisco abordou vários tópicos, incluindo o tratamento de casos de pedofilia dentro da Igreja.

"O abuso infantil é uma doença. E precisamos nos esforçar mais para selecionar candidatos que queiram ser padres", declarou.

A questão até o levou a emitir um pedido público de desculpas.

"Infelizmente, há um número considerável de vítimas. Gostaria de expressar minha tristeza e dor pelo trauma que sofreram", disse ele durante uma audiência papal em outubro de 2021.

"Essa também é a minha vergonha, a nossa vergonha, a minha vergonha, pelo fracasso da Igreja por tanto tempo em colocá-los no centro de suas preocupações", acrescentou.

Entre suas medidas concretas está a abolição, em 2019, do chamado "segredo pontifício" em casos de violência ou abuso sexual cometidos por clérigos, permitindo que a Igreja Católica compartilhe "queixas, testemunhos e documentos processuais" com as autoridades civis que os investigam.

5. "Em vez de justiça social, spray de pimenta."

Francisco, que nunca viajou à Argentina durante seu papado, sempre deixou claro que estava ciente do que estava acontecendo em seu país de origem.Com o atual presidente, Javier Milei, houve vários momentos tensos.Uma delas foi quando Milei, no meio de sua campanha presidencial, chamou o Sumo Pontífice de "enviado do diabo na Terra".

Pouco depois, Milei pediu desculpas ao papa, e Francisco recebeu o presidente argentino em seu escritório no Vaticano.

Outro momento ocorreu durante a repressão a uma mobilização realizada pelo governo argentino em setembro de 2024.

A manifestação foi liderada por aposentados que reivindicavam um aumento em suas pensões, que foram afetadas pela crise econômica do país.

Um dos incidentes que chamou a atenção do papa foi quando um policial lançou spray de pimenta em uma menina que estava com a mãe no protesto.

"Trabalhadores, pessoas reivindicando seus direitos nas ruas. E a polícia os repeliu com a coisa mais cara que existe, aquele spray de pimenta de primeira qualidade", disse o pontífice em um discurso público.

"O governo se manteve firme e, em vez de gastar com justiça social, gastaram com spray de pimenta", acrescentou.

Embora o governo de Milei tenha declarado que "não compartilhava" das críticas de Francisco, observou na época que as relações com o papa "eram fantásticas".

6. "Quem pensa em construir muros e não em construir pontes não é cristão."

Quando Donald Trump iniciou sua primeira campanha presidencial, ele prometeu construir um muro na fronteira entre os EUA e o México para impedir que migrantes cruzassem o país vindos do sul.

Isso fez com que muitos líderes mundiais se manifestassem. Francisco estava entre eles.

Ao comentar a proposta, ele apelou para o lado religioso do presidente dos EUA, que é um cristão declarado.

"Quem pensa em construir muros, quaisquer muros, e não em construir pontes, não é cristão. Isso não está nos Evangelhos", disse o papa em 2016.

Agora, diante do novo mandato e da radicalização das políticas de imigração, Francisco apelou a Trump e seu governo.

"Não devemos ceder a narrativas que discriminam e causam sofrimento desnecessário entre nossos irmãos e irmãs imigrantes e refugiados", disse o papa em uma mensagem aos bispos e padres que cumprem sua missão pastoral nos EUA.

A resposta da Casa Branca também foi categórica.

"Quero que ele se concentre na Igreja Católica e deixe a fiscalização das fronteiras conosco", disse o czar da imigração do governo Trump, Tom Homan, aos repórteres.

7. "Ontem, crianças foram bombardeadas. Isto não é uma guerra. É crueldade."

A guerra em Gaza, que deixou mais de 60 mil mortos desde que começou com a incursão do Hamas no sul de Israel em outubro de 2023, também chamou a atenção do papa Francisco.

Em diversas ocasiões, o pontífice pediu uma solução negociada para todos os conflitos ao redor do mundo e pediu especificamente que o governo israelense e a Autoridade Palestina se sentassem e conversassem para chegar a um acordo pacífico.

No entanto, as mortes de crianças, principalmente na Faixa de Gaza, provocaram vários pedidos de atenção do papa.

"Ontem, crianças foram bombardeadas. Isto não é uma guerra. É crueldade", disse Francisco em 21 de dezembro de 2024, em resposta ao bombardeio israelense que causou a morte de 25 crianças em Gaza.

"Quero dizer isso porque toca meu coração", acrescentou.

Francisco também foi um dos líderes mundiais que pediu uma investigação para saber se Israel cometeu atos de genocídio durante este conflito.



\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\5376icones.txt


ME|NCIONADOS Registros mencionados (10):
13/03/2013 - Jorge Mario Bergoglio torna-se o 266.º Papa da Igreja Católica, Bispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano
01/06/2013 - “E não queria ser Papa”*
22/07/2013 - Chega ao Brasil o Papa Francisco em sua primeira viagem internacional
01/01/2015 - Papa*
01/01/2016 - *Papa
01/02/2017 - Publicada uma entrevista na revista La Civilta Cattolica*
01/10/2021 - Audiência papal*
01/12/2023 - Papa Francisco autoriza a bênção de casais do mesmo sexo*
01/09/2024 - Mobilização realizada pelo governo argentino*
21/12/2024 - “Ontem, crianças foram bombardeadas. Isto não é uma guerra. É crueldade.”
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.