23 de outubro de 2007, terça-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
A chacina de Votorantim ocorreu no Vossoroca, no dia 23 de outubro de 2007. Foram mortos Elvis Aparecido Silva, de 16 anos; Mariane Caren da Silva, de 15; Danielli Miranda Raimundo, 14 anos; Jhosely Lopes dos Santos, 15, e André Gonçalves Rodrigues, de 21 anos. A vítima S.L.F, na época com 18 anos, levou dois tiros no braço e sobreviveu. R.S.P, de 16 anos e R.B, de 15, nada sofreram. Nenhum deles tinha passagem pela políciaCinco estudantes -quatro deles adolescentes- morreram após serem baleados na cabeça, na noite de anteontem, em Votorantim (102 km a oeste de São Paulo). Outros três jovens conseguiram fugir dos dois homens que fizeram os disparos.O grupo, formado por quatro casais de alunos de uma escola estadual, foi rendido na noite de anteontem em um mirante da cidade, que fica em um morro, em região de mata. A área é usada por jovens para namorar. Eles haviam faltado à aula para ir até o local.Os corpos de Jhosely dos Santos, 15, Mariane Silva, 15, Elvis Aparecido Silva, 16, e Danielli Miranda Raimundo, 15, foram encontrados no morro ainda na noite de anteontem, com marcas de tiros na cabeça. André Rodrigues, 21, socorrido após também ser baleado na cabeça, morreu ontem.Os três sobreviventes da chacina disseram à polícia que dois homens renderam os alunos. "Eles surgiram no meio do mato, teriam falado "vamos ficar quieto, todo mundo deitado que o negócio é sério" e passaram a disparar", disse o delegado André Moron. Ninguém foi preso.Segundo a polícia, nenhuma das vítimas tinha antecedentes criminais. A polícia disse que nada foi roubado dos alunos.Dos três sobreviventes -dois rapazes e uma menina, com idades de 15 a 18 anos-, um permanece internado, ferido com um tiro no ombro.Para a polícia, a principal hipótese para o crime é que tenha sido vingança. "Trabalhamos com todas as possibilidades. A mais coerente é que tenha havido alguma vingança. Não sabemos se contra um ou mais de um", disse Moron.Dados da polícia apontam que, nos meses de julho, agosto e setembro, houve apenas um homicídio em Votorantim.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!