4 de abril de 2025, sexta-feira Atualizado em 04/04/2025 00:48:32
•
Ruy Díaz de Guzmán, ou como Ruy Díaz de Guzmán e Irala ou na escrita antiga, Rui Díaz de Guzmán (Assunção do Paraguai, ca. 1559 – ib., 14 de junho de 1629) foi um conquistador, burocrata colonial e cronista crioulo de Assunção que se tornou o primeiro escritor nascido na província do Rio da Prata e Paraguai; Além disso, é considerado o primeiro mestiço de ascendência hispano-guarani a se registrar na história da região do Prata.
Nomeação pelo Governador ZárateeditarFernando de Zárate , que era o novo governador do Rio da Prata e do Paraguai, e também de Tucumán, em 3 de janeiro de 1594 o renomeou como tenente-governador de Guayrá e quando chegou a Ciudad Real, o influente cidadão Diego de Zúñiga acompanhado de grande parte dos vizinhos, por sua instigação e por acusação do procurador-geral Pedro Montañez, que era o arqui-inimigo de Guzmán, o mandou prender e encarcerar por três meses, pois havia julgado equivocada a transferência da cidade, além de acusá-lo de ser "arrogante e ambicioso". O general Bartolomé Sandoval y Ocampo enviou o capitão Diego González de Santa Cruz e cerca de vinte soldados a Ciudad Real para libertá-lo da prisão e, nas formas correspondentes, recebê-lo como seu tenente-governador, em abril do mesmo ano. No final de 1595 Díaz de Guzmán seria confirmado como vice-governador de Guayrá pelo novo governador Juan Ramírez de Velasco.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.