Bartholomeu Bueno da RibeiraNascimento: ~ 1560Origem: Sevilha, EspanhaNasceu por volta de 1560, em Sevilha, na Espanha.Filho de Francisco Ramires de Porrós e de [...].
Bartholomeu veio para o Brasil com seu pai em 1571. Segundo outras fontes, teria vindo com seu pai em 1582, como carpinteiro, na frota de Diego Florez Valdez. É possível que tenha vindo como carpinteiro da frota, e que tenha vindo de uma localidade denominada Ribeira.Exerceu diversos cargos públicos na vila de São Paulo: em 1588, foi aferidor; em 1591 foi almotacel; em 1616 foi vereador; em 1622, foi juiz ordinário e de órfãos.Bartholomeu "foi sempre muito estimado em virtude de sua nobreza e de suas qualidades morais".
Casou-se em 4 de Agosto de 1590, em São Paulo, SP, com Maria Pires, filha de Salvador Pires e de sua segunda esposa, Mécia Fernandes (Mécia-ussú).Foi pai de quatro filhos e três filhas:
1.1. Capitão-mor Amador Bueno da Ribeira, o Aclamado. Casou-se com Bernarda Luís Camacho, filha do português Domingos Luís, o Carvoeiro, e de sua primeira esposa, a brasileira Anna Camacho.1.2. Francisco Bueno, casado em 1630, em São Paulo, com Felipa Vaz, a Neta, filha do português Francisco João Branco e da brasileira Anna de Cerqueira. Francisco Bueno faleceu em 1638.1.3. Bartholomeu Bueno da Ribeira, o Moço, casado com Agostinha Rodrigues, filha de Garcia Rodrigues Velho e de Catharina Dias (Chaves). Agostinha faleceu em 1630, e Bartholomeu casou-se pela segunda vez, em 1631 ou 1634, em São Paulo, com Marianna de Camargo, filha do espanhol Jusepe Ortiz de Camargo e da brasileira Leonor Domingues, a Neta [citados em 1.7.]. Após a morte de Bartholomeu, Marianna casou-se pela segunda vez, em 1638, com o português Capitão Francisco da Costa Valladares, filho de Luís de Mestre e Valladares e de Maria Lopes da Costa.
1.4. Jerônimo Bueno, casado com a paulista Clara Parente (Rodrigues), filha do Capitão Manoel Preto e de Águeda Rodrigues. Jerônimo faleceu em 1644.
1.5. Maria da Ribeira, casada com o português João Ferreira Pimentel de Távora, filho de Vicente da Rocha Pimentel e de Mécia Ferreira de Távora. João faleceu em 1625.
1.6. Mécia da Ribeira, casada com o Capitão Domingos Garcia. Mécia faleceu após 1668, já viúva. Sem filhos.
Em 1637, Domingos participou da bandeira de seus cunhados ao Rio Grande do Sul.
1.7. Isabel de Ribeira, casada com Manoel Fernandes Sardinha, filho de Gregório Fernandes e de Beatriz Gonçalves. Manoel faleceu em 1633, e Isabel casou-se pela segunda vez, em 1637, em São Paulo, com o Capitão Francisco de Camargo, filho do espanhol Jusepe Ortiz de Camargo e da brasileira Leonor Domingues, a Neta [citados em 1.3.].