'Conteúdo exclusivo: Jornal da Cidade - Salto de Pirapora/SP - 06/07/2023 Wildcard SSL Certificates
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
Registros (538)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Conteúdo exclusivo: Jornal da Cidade - Salto de Pirapora/SP
    6 de julho de 2023, quinta-feira
    Atualizado em 25/10/2025 20:25:25

•  Imagens (1)
  
  
  


Com a intenção de fazer uma homenagem aos familiares e também reconhecer a importância de pessoas que dão nome a logradouros públicos, o Jornal da Cidade traz com esta matéria intitulada Conheça os personagens dos caminhos para Salto de Pirapora um breve histórico e foto de quem foram os personagens que dão nome a SP-264 (a partir do trevo do São Manoel) no sentido Sorocaba e no sentido Pilar do Sul, a SP-104 no sentido Votorantim e no trecho municipal da estrada que vai para Sarapuí.

SP-264 (Salto de Pirapora a Sorocaba)

João Leme dos Santos, nasceu em Salto de Pirapora, no bairro dos Santos. Filho de Antônio Machado Leme dos Santos e de Joaquina Moreira de Souza, dedicou a maior parte de sua vida a agricultura e a pecuária, tendo-se tornado um dos grandes produtores de algodão. Primeiro homem a instalar um forno para a fabricação de cal em 1909, abriu caminho para a criação da indústria calcárea no município. Casado com Maria Clara dos Santos, teve os filhos Juvenal, Jordina, Genesia e Agenor, sendo este prefeito de Salto de Pirapora por três oportunidades. Faleceu aos 72 anos.

SP-264 (Salto de Pirapora a Pilar do Sul

Francisco José Ayub, nasceu em 9 de julho 1901, em Campo Largo, atualmente Araçoiaba da Serra. Filho de João José Ayub e Maria Miguel, casou-se com Analdina de Souza Barros e teve oito filhos. Passou grande parte de sua vida em Sarapuí, exercendo as funções de comerciante, bem como de agricultor. De espírito alegre e comunicativo, foi vereador por 13 anos na cidade. Em razão de sua própria atividade, transferiu-se com a família para a cidade vizinha de Pilar do sul, onde embora não exercesse atividade política, dedicou-se a filantropia, foi membro do Rotary Club e colaborador de várias instituições religiosas. Faleceu prematuramente em 14 de abril de 1958 aos 51 anos, sendo que seu filho Antônio José Ayub herdou sua veia política, sendo prefeito de Pilar do Sul por dois mandatos.

SP-104 (Salto de Pirapora a Votorantim)

João Guimarães nasceu em 1891 em Sorocaba. Filho de João José Guimarães e de Anna Loureiro de Almeida. Agricultor e pecuarista, casou-se em primeiras núpcias com Maria Benedicta Baroni, com quem teve quatro filhos: Octacílio, Edézio, Ordália e Roque Guimarães. Viúvo quando os filhos ainda eram menores, casou-se pela segunda vez, desta vez com Ana Cuevas Hurtado (natural de Marbella, Espanha) que passou a assinar Ana Cuevas Guimarães. Com ela, teve mais cinco filhos: Newton Guimarães (ex-prefeito e ex-vereador), Ireno, Hirótides, Terezinha e Irineu. Na vida pública, exerceu a função de vereador na cidade de Sorocaba no período entre 1952 e 1955. Em Salto de Pirapora exerceu as funções de subprefeito, subdelegado de polícia e vereador (entre 1963 e 1966). Faleceu em 18 de outubro de 1972, aos 80 anos.

Estrada da Barra

Roque de Barros Leite nasceu em 26 de agosto de 1913. Agricultor e pecuarista na região do bairro da barra, casou-se com Maria Pires de Mello Leite, teve nove filhos. Foi prefeito de 1959 a 1962 e vereador de 1963 a 1966. Conhecido por ser um homem extremamente bondoso e preocupado com o bem estar da população na época que foi chefe do Executivo, é lembrado por ter sido um dos que mais se esforçaram em ampliar a rede de água e de energia elétrica sem custos para a população da cidade recém-criada. Faleceu do dia 7 de março de 1991, aos 78 anos.



\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\3928icones.txt



Carta illustrada da provincia de São Paulo : levantada sobre os estudos do engenheiro R. Habersham, dedicada a sua majestade o imperador o Senhor D. Pedro II
Data: 01/01/1875
Créditos/Fonte: Jules Martin 1832-1906


ID: 12063



ME|NCIONADOS Registros mencionados (5):
09/07/1901 - Nascimento de Francisco José Ayub, em Campo Largo, atualmente Araçoiaba da Serra
06/07/2023 - Falecimento de Roque de Barros Leite
06/07/2023 - *João Leme dos Santos
06/07/2023 - *Nascimento de João Guimarães
06/07/2023 - Falecimento de Francisco José Ayub
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.