A origem da história do sobrenome Gonçalves, no mundo e na cidade de Itapagipe Minas Gerais. recantodasletras.com.br
22 de maio de 2023, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Durante muitos séculos não existiam sobrenomes, na época de Jesus Cristo, existia apenas o primeiro nome, no caso em referência, Joshua, no mundo ocidental, já existiam nome e sobrenome.
Explicando a origem do sobrenome Gonçalves, patronímico ibérico, cujo significado filho de Gonçalo ou Gonzalo.
Gonçalves ou Gonzalo, sendo que Gonçalves usado em Portugal, González ou Gonzalo, usados na Espamha, entretanto, da mesma genealogia.
A etimologia resultou da linguagem germânica tribal, Gund, Hari ou heri, traduzindo, antes da latinização, aquele que luta no exército.
Também pode ser compreendido em idioma tribal nórdico, Gunthis ou Gund, relacionados aos elfos, mitologia germânica, o gênio da batalha.
Deste modo, Gonçalves um sobrenome, cujo o significado aquele que luta muito, até vencer o inimigo.
O sobrenome na sua variação espanhola existe a partir do século XIV, do mesmo modo, em Portugal, em 1471 deu origem a importante família dos Gonçalves da Câmara, sendo que a família Gonçalves era ligada ao infante dom Herique filho do rei dom João I.
Os Gonçalves em 1425 povoaram a ilha da Madeira, o primeiro capitatão donatário, participou do cerco de Tânger, posteriormente, ajudaram conquistar Celta.
Em 4 de julho de 1460, recebeu do rei dom Afonso V (1432-81) o título de cavaleiro da Casa Real.
Uma das variáveis da família chegou no Brasil a procura de terras produtivas, no século de XVIII, no século XIX, já estava em Itapagipe Minas Gerais, localizando na fazenda vertente, douradinho, próximo ao córrego moeda. Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.brEdjar Dias de Vasconcelos.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.