ANTT - Coleção de cartas, Núcleo Antigo 880, n. º 137Capítulos de instrução a Belchior do Amaral para organizar o que devia escrever ao rei sobre a morte e resgate do corpo do rei D. Sebastião, em Alcácer Quibir
Transcrição Edite Martins AlbertoCopia de huns Capitollos de que hauia de escreuer Belchior de Amaral a ElRey Semhor[O que os fidalgos catiuos mamdauão Lembrar a S. A. por Belchior de amaral]
[fl.1] As coisas que Belchior do amaral avia descrever a el Rey noso senhorComo ElRey que deus tem ficaua emterado em alcaçere e o que era pasado com o xarife sobre o Resgate do Corpo.ho estado das Coussas della asy do xarife como o em que ficauamos e como nos falavão em que nos Resgatasemos e o que Respondemos e como corriamos por os electos que ja erão E Como se Emtendya era muita gente fidalgua Viua e da de toda sorte E levava hum Rol de todos os fidalgos que ate então sabiamos Ir Cativos.
Lembravamos a S. A. deuia Mandar loguo Capitães aos luguares dalem.Que deuia Mandar hua Pesoa muy principal ao xarife a tratar do Corpo delRey e dos nossos Resguates Que devia dir logio frey Roque com dinheiro e companheiros por que se faria Com çemto o que avya de custar mill.
[fl.1v.] que se S. A. quisese AJudarse do fauor delRey de Castela, pera o negocio do Corpo delRey e dos Resgates sabiamos seria de muyta Importância. A Dom dioguo de soussa se pudese deixase o dinheiro que trazia pareçendo lhe serviço de S. A. que seria a salvação de todos.que nos deixase Nos Luguares nauios pera leuarem Recados se os pudesemos mandar.que nos Mandase hum fisico e botiqua e surugião.que nos Mandase algum pouco de dinheiro e Roupa, comforme o noso estado de que nos fiquava na armada que Isto tudo tratasse com dom Dioguo de Soussa e nos trouxesse Reposta de tudo o que se la emtendya e o despacho fosse a V. A. na mor diligência que fosse possível.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.