Wildcard SSL Certificates
.com.br
2026
  263  67  157  233  13
   Registros      Cidades      Categorias      Pessoas      Imagens   








Celso “Marvadão” Ribeiro
ACREDITE. SOROCABA JÁ FOI ASSIM...
30 de ago. de 2026, domingo ver ano
   

#RedescobrindoSorocaba - Eu tenho guardadas milhares de fotos de Sorocaba. Entre elas, fotos tiradas de desehos e pinturas antigas, como esta cena de Francisco Luiz d´Abreu Medeiros, de 1864. Sugiro ampliar as imagens para observar os detalhes

Detetives da História de Sorocaba. Uma foto é uma foto, registro fiel da realidade feito por olho mecânico. Já um desenho é o resultado de uma contemplação do local, reprodução muitas vezes meio idealizada do que se vê.

Temos na primeira e segunda fotos Sorocaba vista provavelmente de um ponto próximo à atual Santa Casa, na avenida São Paulo. Notem a estrada na direção da ponte da Rua XV. As cores colocadas ajudam a perceber detalhes da época.

Mais ao alto, à esquerda, dá para perceber o cami nho de casas da Rua da Ponte que dá na Catedral, E, para além da igreja, nota-se o caminho da atual Av. General Carneiro (trajeto principal das tropas). No conjunto de edificações junto à Catedral, por certo já está a Segunda Casa da Câmara e Cadeia (hoje Correio), que é de 1863. À esquerda, no alto, o Mosteiro de São Bento.

Notem, na linha do horizonte, o Morro de Araçoiaba, com jeito do dorso de um jacaré geográfico.

Será que a torre da Catedral era exatamente assim? A segunda versão da matriz foi inaugurada em 1783 sem nenhuma torre, cujas obras tiveram início em 1802. Só em 1819 é que a torre se completou.

Em 1816 aconteceu uma grande mudança na estrutura do prédio, mantendo-se apenas a sua fachada e a torre. Entre 1836 e 1839, ergueram-se sólidas paredes. O primeiro relógio surgiu em 1891. Ele ficava bem abaixo do que é hoje.

A terceira foto desta postagem é de 1886, um dos primeiros registros fotográficos de Sorocaba, feito pelo polonês Julio Dursky, que prestava serviço à Sorocabana. Notem como era (já numa foto) a torre da igreja.

Posto ainda uma quarta foto, esta de 1923, feita por Pedro Neves. Ela mostra a cidade ao fundo, a chaminé da Fábrica São Paulo e no alto a igreja matriz, num ângulo bastante próximo ao desenho que mostro colorizado pela IA e também a imagem original, para comparação.

Acho que a foto foi tirada do mesmo local onde D´Abreu Medeiros observou a cidade.

O que acham? Divirtam-se. Comentem, tragam mais informações.#VéioDeSorocaba.




9700

Vista da cidade
01/01/1864
15/02/2026 03:13:42
Litogravura de Abreu Medeiros



ANO:263


  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (14157)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)
Direto ao ano:





TEstando

Registros
  
Imagens
  
Categorias
  
Cidades
  Hoje

Comentários
  
Mural
    
Pessoas
  

Criado por Adriano César Koboyama