cultura material e as técnicas de sua confecção e uso, sua subsistência e, concomitantemente alinguagem definidora destes objetos, técnicas e comportamentos. 4Soares (1997) propõe uma unidade e continuidade da organização social dos gruposGuaranis no período pré-contato com o europeu. Segundo o autor, os Guarani do período précontato mantiveram-se reproduzindo com uniformidade a cerâmica, assim como a tecnologiade alimentação e captação de recursos, atestados por mais de dois mil anos pelas dataçõesradiocarbônicas dos sítios arqueológicos. A cerâmica permanece sem mudanças significativasao longo do tempo e do espaço. 5 O que é evidenciado através dos trabalhos nos sítios arqueológicos, é que a cerâmica,que é o maior indicador da presença cultural da sociedade Guarani, se mantém sem variaçõessignificativas até o contato com o europeu. O contato entre a sociedade Guarani e a européia no território do atual Rio Grande doSul, é mais intenso a partir da criação das Reduções Jesuíticas. É sobre este contato quequeremos falar.Com a chegada dos Europeus, os conflitos políticos entre as Coroas espanhola eportuguesa e as disputas por territórios numa região de fronteiras, e com as fundações dasReduções Jesuíticas criam-se contatos entre europeus e indígenas desde a chegada dosprimeiros na América, de diversas formas: através das expedições de reconhecimento dasterras, da encomienda, das bandeiras de apresamento indígena, e das Reduções Jesuíticas,sendo este último mais acentuado e determinador de mudanças na sociedade Guarani. É nocontexto do contato com os europeus a partir dos séculos XVI e XVII que passam a ocorrerprofundas transformações na cultura Guarani como um todo, principalmente a partir dafundação das Reduções Jesuíticas onde os grupos eram aldeados. Em 1607 foi criada a Província Jesuítica do Paraguai, que mais tarde foi dividida nasregiões das fundações na Frente Missionária do Guayrá, na Frente Missionária do Paraguai,na Frente Missionária do Itatim, na Frente Missionária do Uruguai e na Frente Missionária doTape. [p. 2 do pdf]
A Maioria das reduções ainda tem sua localização indefinida. Na Região do Tapesomente foram localizadas as Reduções de Jesus Maria, trabalhada por Mentz Ribeiro (1976,1981)6, Candelária do Caaçapamini, estudada por Machado (1999), e a Redução evidenciadano Sítio Pedra Grande, em questão neste trabalho, a qual é chamada por alguns pesquisadoresde São Miguel (1632- 1638) e por outros de São José (1633-1637). Este dado relativo à suanomenclatura deve ser analisado nos documentos históricos relativos a esse período.A partir de 1636, tropas de bandeirantes desceram em direção ao Rio Grande do Sul,para capturar índios que seriam escravos nas lavouras canavieiras da região sudeste do país, oque provocou a escravização de milhares deles, a morte de muitos que eram consideradosinaptos ao trabalho escravo, e a fuga de outros milhares para a Argentina. Os índios reduzidoseram procurados pelos bandeirantes porque já estavam mais acostumados com o trabalho.Em 1637 e 1638, os padres das Reduções do território do atual Rio Grande do Sultransmigraram para além do Rio Uruguai, levando os índios catequizados. Encerrou-se assimo período das Reduções de 1ª fase neste território, e somente em 1682 inicia-se a 2ª fase deReduções, quando foram fundados os ‘Sete Povos das Missões’. Estes perduraram até aexpulsão dos Jesuítas do Brasil por ordem do Marquês de Pombal.7 [p. 3 do pdf]
História do Paraná Data: 01/01/1899 Créditos/Fonte: Romário Martins Página 36
ID: 11540
ME|NCIONADOS• Registros mencionados (2): 01/01/1607 - *Foi criada a Província Jesuítica do Paraguai 01/01/1610 - *Reduções no Tibagi EMERSON
Sobre o Brasilbook.com.br
Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.
A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]
Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.
Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.
meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.
Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.
Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele: 1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689). 2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife. 3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias. 4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião. 5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio. 6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.
Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.
Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.
A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.
Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.
Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.
A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."
titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."
(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.
"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba
Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.