HISTORIADOR EXPLICA SIGNIFICADO DE SUÁSTICA EM ANTIGO TONEL DA SHELL - aventurasnahistoria.com.br
5 de novembro de 2024, terça-feira Atualizado em 02/11/2025 01:03:50
•
Imagens (1)
•
POR FABIO PREVIDELLI - O youtuber Gugu Gaiteiro chamou grande atenção na internet nos últimos dias ao mostrar um tonel que foi usado por seu bisavô, há cerca de 100 anos, e está preservado no museu de sua família. “Isso é um artefato de muito tempo”.
O vídeo, que já ultrapassou 80 mil visualizações, chama a atenção nas redes sociais pelo fato do tonel possuir um símbolo que se assemelha à suástica nazista. “O meu bisavô é descendente de alemães e muita gente pode tirar uma ideia errada sobre isso daqui”, diz Gugu.
"Não tem nada a ver com o partido do bigodudo de 45", enfatizou o youtuber, que aponta que o tonel se assemelha como o usado pela empresa Shell Nex Argentina, para o transporte de combustível.
Em entrevista à equipe do site Aventuras na História, o professor do Programa de Pós-Graduação em História Edison Hüttner, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), esclarece que o tonel que Gugu apresenta é igual a outros encontrados no Rio Grande do Sul, que se tornaram alvo de seu estudo nos últimos meses.
"O Gugu fez uma descoberta fantástica", destaca Hüttner.
“O tonel nas mãos dele tem o mesmo modelo do tonel identificado em Santo Cristo (RS), com suástica do tipo Omote Manji (suástica Budista) ao centro; alças… Ele foi cortado ao meio, para alguma outra utilização. Saiu da mesma fábrica, da Shell Mex Argentina”, enfatizou o profissional.
A suástica da Shell
O docente nos contextualiza que Shell Mex Argentina tem sua origem em 10 de setembro 1914. Já no início dos anos de 1920, a companhia começou a operar a comercialização do óleo diesel na Argentina — a primeira filial foi aberta no ano seguinte, na cidade de Rosário.
“Em 1922, a Shell lançou sua primeira marca de gasolina, ‘Energina’, vendida em carros-tanque. Como símbolo utilizou a suástica, não é a nazista. Usou este símbolo para representar o significado do seu próprio nome ‘Energina’, que significa ‘energia´”, aponta Edison.
Como podemos notar no tonel mostrado por Gugu, a suástica usada pela Shell Mex Argentina possui os dois braços para esquerda que, segundo Hüttner, é do tipo Omote Manji (o mesmo da suástica Budista). “Entre outros atributos, o símbolo significa sabedoria e energia”.
“A ideia era potencializar a venda dos seu produtos, com energia (energina) e a suástica tipo Omote Manji (suástica Budista) simbolizando esta força. O símbolo da Suástica foi disseminada amplamente como marca da Shell: Energina. Em anúncios de jornais, cartas e bombas de postos de gasolina, tambores”, explica o pesquisador.
No entanto, tudo começou a mudar em 1933, com a ascensão do nazismo. “O símbolo da suástica foi substituído por uma concha (Shell, em inglês), como vemos hoje”, esclarece.
"A ideia de substituir a Suástica foi em razão de não fazer referência àquela nazista. O termo ‘suástica’, em síntese, significa ‘bem-estar, misericórdia, felicidade, prosperidade´".
O docente também explica as diferenças entre os símbolos: com a suástica nazista tendo seus dois braços voltados para a direita, com a inclinação de 45 graus.
Identidade e simbolismo
Edison Hüttner esclarece que tanto a figura mostrada por Gugu quanto dos outros tonéis que ele estudou são suásticas com desenho da fonte budista. “São suásticas budistas”.
A sua forma de apresentação da suástica: com braços voltados para direita ou esquerda, cor e inclinação — é o que define sua identidade e simbolismo”, diz.
Afinal, a suástica budista divulgada pela Shell Mex Argentina possui os braços direcionados para esquerda (como mostra a figura A, logo abaixo). Já a suástica nazista harkenkreuz (de origem budista) tem os braços voltados para direita e com inclinação de 45%.
“Este símbolo tem sua sincronia agregada como identidade, o pano de fundo em formato de círculo branco, sobre cor vermelha. Usado em bandeiras geralmente e braçadeiras de uniformes. Esta suástica nazista foi também usada em alto-relevo em sinos (somente a suástica, sem o pano de fundo em círculo e/ou em cor vermelha ao redor)”.
Por fim, o pesquisador aponta que a suástica é um símbolo “sagrado” para os Budistas. “É um símbolo de paz, prosperidade, boa sorte, equilíbrio, canalização e fluir das energias. No peito da imagem de Buda aparece a suástica do tipo Omote Manji”.
Fabio Previdelli - Jornalista de formação, curioso de nascença, escrevo desde eventos históricos até personagens únicos e inspiradores. Entusiasta por entender a sociedade através do esporte. Vez ou outra você também pode me achar no impresso!
\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\imgsc\6797titulo.txt Data: 21/08/1869 Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: O Cearense/CE 21/08/1869
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.