A Capela de Rosslyn ou Catedral de Rosslyn foi construída em 1446, em Roslin, na Escócia. Foi fundada, por William Sinclair, 1.° Conde de Caithness, com o nome de Collegiate Chapel of St. Matthew. É atravessada pelo meridiano de Paris.
Diz a lenda que ela foi construída pelos Cavaleiros Templários para proteger o Santo Graal, que, como se diz, está embaixo da rosa. Rosslyn é a linha rosa original, por isso a tal lenda.
Foi popularizada no romance O Código Da Vinci pelo autor americano Dan Brown. Naturalmente o Santo Graal só pode ser Maria Santíssima, mas Santa Maria de Magdala que, com santo Lázaro e santa Marta teriam atingido o sul da França, bem teria chegado lá com as suas relíquias. Sendo também exposta em "O Símbolo Perdido" do mesmo autor, como a Casa do Templo, onde é, devido a sua arquitetura, comparada a sede do Supremo Conselho da Maçonaria.
Imagem do Theatrum Scotiae, de John Slezer, 1693.
O desenho de Slezer da Capela de Rosslyn (para usar a grafia moderna) foi feito a partir do sudeste. Cães brincam e visitantes vagam pelo que hoje é um cemitério.
A capela fica perto da vila de Roslin. Foi fundada por Sir William St Clair em 1446. Em 1650, foi usada como estábulo pelo exército de Oliver Cromwell. Após a ascensão de Guilherme e Maria ao trono em 1689, algumas das capelas foram danificadas por apoiadores de seu reinado protestante. [30377]
3ª fonte
Data: 1996
Instalação do Monumento comemorativo do desembarque da Expedição do Príncipe Henry Sinclair
O corpo do Príncipe Henry Sinclair foi levado de Orkney para seu local de nascimento em Rosslyn, onde foi enterrado na Igreja de São Mateus, que hoje está em ruínas. No entanto, quando seu neto, o Conde William Sinclair, construiu a Capela de Rosslyn em 1446, o corpo do Príncipe Henry foi transferido e colocado nas criptas daquela magnífica construção, onde repousa com outros membros da "nobre linhagem dos altos St. Clairs". [31747]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.