'A COMPANHIA DE JESUS E A FORMAÇÃO DA CULTURA SEXUAL BRASILEIRA: UM ESTUDO HISTÓRICO E DOCUMENTAL A PARTIR DOS ESCRITOS DO PADRE MANUEL DA NÓBREGA - 01/01/2009 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
Registros (91)Cidades (56)Pessoas (116)Temas (159)


A COMPANHIA DE JESUS E A FORMAÇÃO DA CULTURA SEXUAL BRASILEIRA: UM ESTUDO HISTÓRICO E DOCUMENTAL A PARTIR DOS ESCRITOS DO PADRE MANUEL DA NÓBREGA
    2009
    Atualizado em 27/08/2025 02:07:11

    
    
    


seu respeito principalmente viemos a esta terra e não por os brancos. Mostrãogrande vontade e desejos de os conversarmos e insinarmos. Muy facil causa héserem todos christãos se ouver muytos obreiros que os conservem em bonscostumes, porque doutra maneira far-se-á grande injuria ao sacramento.Vinde, charissimos Irmãos, ou choray tanto que N. Senhor vo-lo outorgue. Emtodas as Capitanias se ordenão casas para os filhos do gentio se insinarem, de quese cree resultar grande fruto e para mais em breve o Senhor ajuntar seus escolhidosque nesta gentilidade tem. Eu prego domingos e festas duas vezes a toda a genteda Villa, que hé muyta, e às sextas-feiras tem pratica com disciplina com que semuyto aproveitão todos. Vão-se confessando e juntamente fazendo penitencia; asiem brancos como nos Indios há grande fervor e devoção. Ho Capitão destaCapitania e [sua molher são] muy virtuosos e somente por ignorantia se deixavão defazer muytas causas do serviço de N. Senhor; muyto nos favorecem e ajudão emtudo.Isto vos quis escrever asi em breve para que vejaes, Charissimos, quantanecessidade cá temos de vossas orações. Non solum vobis nati estis: hum corposomos em Jesu Christo, se lá não sustentardes este vosso membro perecerá.Com as novas e cartas que recebemos nos alegramos muyto no Senhor.Queira elle sempre augmentar o fervor com que se obra, pois hé por seu amor.Grande cousa hé a India e o fruito della, e eu em muyto tenho tam bem o que se cáfará, se vós vierdes, Charissimos. Lá converter-se-ão muytos reynos e quá salvarse-ão muytas almas, e das mais perdidas que Deus tem em todas as gerações. Atéagora pouco podemos con versar ho gentio, porque os christãos esta vão taes quenos occupão muyto suas confissões e negocios com elles. Das outras partes creoque vos terão scripto os Irmãos. Valete, mi Fratres.

Anexo H: A D. João lII, Rei de Portugal Olinda [Pemambuco] 14 de Setembro ele 1551+Jesus

Ha graça e amor de Christo Noso Senhor seja com V. Alteza sempre. Amen.Logo que a esta Capitania de Duarte Coelho achegamos outro Padre e eu,escrevi a V. A. dando-lhe alguma em formação das coussas desta terra, e por sernovo nesta Capitania e nam ter tanta experiencia dela me fiquaram por escreveralgumas coussas que nesta suprirei.

Nesta Capitania se vivia muito seguramente nos peccados de todo ho genero e tinhão ho pecar por lei e costume, hos mais ou quasi todos nam comungavão nunqua e ha absolvição sacramental ha recebiam perseverando em seus peccados. Hos eclesiasticos que achei, que são cinquo ou seis, viviam a mesma vida e com mais escandalo, e alguns apostatas; e por todos asi viverem nam se estranha pecar. Haignorancia elas causas de nosa fé catholica hé quá muita e parece-Ihes novidade ha pregação delas. Quasi todos tem negras forras do gentio e quando querem se vão pera os seus. Fazen-se grandes injurias aos sacramentos que quá se ministrão. Ho sertão está cheo de filhos de christãos grandes e pequenos, machos e femeas, com viverem e se criarem nos custumes do gentio. Avia grandes odios e bandos. Hascausas da Igreja mui mal regidas, e as da justiça polo conseginte, finalmente commixti sunt inter gentes et didicerunt opera eorum. [p. 121]

Começamos com ha ajuda de Noso Senhor a emtender em todas estascousas e faz-se muito fructo, e já se evitão muitos peccados de todo ho genero. Vanse confessando e emendando, e todos querem mudar seu mao estado e vestir a Jesu Christo Noso Senhor. Os que estavam em adio se recon[ci]liarão com muito amor. Vam-se ajuntando os filhos dos christãos que andão perdidos pollo sertão, e já são tirados alguns e espero no Senhor que os tiraremos todos. E posto que por todas as outras Capitanias ouvesse os mesmos peccados, e porém nam tão areigados como nesta; e deve ser ha causa porque forão já mui castigadas de Nosso Senhor e pecavão mais a medo, e esta não.

Duarte Coelho e sua molher sam tam vertuosos, quanto hé ha fama que tem,e certo creo que por elles nam castigou a justiça do Altissimo tantos males atéagora. E porém hé já velho e falta-lhe muito pera ho boom regimento da justiça, epor iso ha jurisdição de toda ha costa devia de ser de V. A..

Com os escravos que são muitos se faz multo fructo, os quais viviam comogentios sem terem mais que serem bautizados com pouqua reverencia do sacramento. Das pregações e douctrina que lhes fazem corre ha fama ha todo ho gentioda terra e muitos nos vem ver e ouvir ho que de Christo lhe dizemos e, segundo hofervor e vontade que trazem, parecem dizer ho que outros gentios deziam ha SãoFelipe: "VolumuS lesum videre". Esperam-nos em suas Aldeas e prometemfazerem quanto lhe diseremos. Este gentio está mui aparelhado a se nele fructificarpor estar já mais domestico e ter ha terra capitão que nam consentia fazerem-lheagravos como nas outras partes. Ho converter todo este gentio hé mui facil causa,mas ho sustentá-Ia em boons costumes nam pode ser senam com multas obreiros,porque em causa nenhuma crem, e estão papel branco pera nelles escrever hàvontade, se com exemplo e continua conversação os sustentarem. Eu, quando vejoos pouquos que somos e que nem pera acudir aos christãos abastamos, e vejoperder meus proximos e criaturas do Senhor hà mingoa, tomo por rernedio clamarao Criador de todos e a V. A. que mandem obreiros, e a meus Padres e Irmãos quevenhão.

Damos ordem a que se faça huma casa pera recolher todas as moças emolheres do gentio da terra que há muitos annos que vivem antre os christãos, esam christãs e tem filhos dos homeins branquos; e os mesmos homeins que astinhão ordenão esta casa, porque ali douctrinadas e governadas por algumas velhasdelas mesmas, pollo tempo em diante muitas casarão e ao menos vivirão commenos occasiom de peccados; e heste hê ho milhar meio que nos pareceo por senam tornarem ao gentio. Antre estas há muitas de muito conhecimento, e seconfessão e sabem bem conhecer os peccados em que viverão; e as que maisfervor tem pregão às outras. E asi destas como dos escravos somos importunadosde contino pera os ensinar, de maneira que asi os meninos orfãos, que connoscotemos, como nós, ho principal exercicio hé ensiná-las. Com estas forras se ganharãomuitas já christãs que pao sertão andão, e asi muitos meninos seus parentes dogentio, pera em nosa casa se emsinarem, alem de outros muitos proveitos que distohà gloria de Noso Senhor resultarã[o]; e ha terra se povoará em temor econhecimento do Criador.

Por toda esta costa há muitos homens casados em Portugal e vivem guá emgraves peccados com muito perjuizo de suas molheres e filhos, Devia V. A. mandaraos capitãis que nisto tenhão muito cuidado.Nestas partes há muitos escravos e todos vivem em peccado com outrasescravas. Alguns dos tais fazemos casar, outros areceam fiquarem seus escravosforros e não ousão ha casá-los. Seria serviço de Noso Senhor mandar V. A. huma provisão em que declare nam fiquarem forros casando, e ho mesmo se devia proverem Santo Thomé e outras partes omde há fazendas com muitos escravos. Com avinda do Bispo ho esperavamos remedear e agora me parece ser necessario V. A.prover niso por se evitarem grandes peccados.

Os moradores destas Capitanias ajudão com ho que podem ha fazeren-seestas casas pera os meninos do gentio se criarem nelas, e será grande meio e brevepera há conversão do gentio.

Ho Colegio da Baiia seja de V. A. pera o favorecer, porque está já bemprincipiado e averá nelle vinte. no meninos pouquo mais ou menos. E mande aoGovernador que faça casas pera os meninos porque as que tem sam feitas pornosas mãos e são de pouqua dura, e mande dar alguns escravos de Guiiné hà casapera fazerem mantimentos, porque a terra hê tam fertil, que facilmente se manterãoe vestirão muitos meninos, se tiverem alguns escravos q ue fação roças demantimentos e algodoais; e pera nós nam hé necessario nada, porque ha terra hé talque hum soo morador hé poderoso ha manter a hum de nós.

Pera as outras Capitanias mande V. A. molheres orfãas porque todascasarão. Nesta nam são necessarias por agora por a verem muitas filhas dehomeins brancos e de indias da terra, as quais todas agora casarão com ha ajudado Senhor; e, se nam casavam dantes, era porque consentiam viver os homeins emseus peccados livremente, e por iso nam se curavão tanto de casar e alguns deziamque nam pecavão, porque ho Arcebispo do Funchal lhes dava licença.

Ho governador Thomé de Sousa me pedio hum Padre pera ir com certa genteque V. A. manda a descobrir ouro. Eu lho prometi porque também nos relevadescobri-la pera ho tisouro de Jesu Christo Noso Senhor, e ser causa de que tantoproveito resultará hà gloria do mesmo Senhor e bem a todo ho Reino e consolação aV. A. E porque haí muitas novas delle e parecem certas, parece-me que irão.

Seja isto tambem em hajuda pera V. A. mandar Padres, porque qualquer quefor fará muita falta no começado, se nam vierem Padres pera o sustentar. E, porquepor outra tenho dado mais larga conta, e com ha vinda do Bispo que esperamos, aquem tenho escripto ho mais, aguardamos ser soccorridos, cesso, pedindo a NosoSenhor lhe dê sempre a conhecer sua vontade santa pera que comprindo-a sejaaugmentada sua fé catholica pera gloria do nome santo de Jesu Christo NosoSenhor, qui est benedictus in secula.

Anexo I: A D. João III, Rei de Portugal[Baía princípios de Julho de 1552]JesusNosso Senhor Jesu Christo dê muita graça e consolação a V. A. sempre.Amen.De Pernanbuquo escrevi a V. A. mais largo do que agora farei, porque de Hánão avia tantos que informacem da terra a V. A. como á de quá. Ho Bispo nos trouxeNosso Senhor tão desejado de todos, posto que com muitos trabalhos e prolixaviagem, hapesar do principe das escoridades que bem quizera estorvar sua vindapois com ella eiicientur foras, e daram muitas almas gloria ao Senhor.Ja que escrevi a V. A. ha falta que nesta terra há de molheres com que oshomens casem e vivão em serviço de N. Senhor apartados dos peccados em queagora vivem, mande V. A. muitas orfãas e, se não ouver muitas, venhão de mestura [p. 122, 123]





OII!

Relacionamentos
Pessoas (4)
  Duarte Coelho (1485-1554)
  João III, "O Colonizador" (1502-1557)
  Manuel da Nóbrega (1517-1570)
  Tomé de Sousa (1503-1579)

Temas (3)
  Escravizados
  Gentios
  Ouro

Cidades (1)
Olinda/PE




+2009
  Registros91
  Cidades56
  Pessoas116
  Temas159


Registros mencionados

14 de setembro de 1551, sexta-feiraID: 21885
Manuel da Nobrega é ainda mais severo em seu juízo sobre os clérigos
Atualizado em 27/08/2025 02:07:58
•  Fontes (4)
  
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!