2) Baptismo do Tte. Cel. Francisco de Paula Salles.“Francisco. Aos quatro de Dezembro de mil oito centos, e catorze nesta Matris de S. Carlos baptizei, e puz os Santos Oleos a Francisco de oito dias filho de Jozede Sales, e sua mºr Maria Euqueria de Camgº: forão padrinhos o Alfº João Leite de Camgº cazado e Anna Custodia mºr do Alfºs Antonio J." de Mattos; todos destafreguezia. •(a) O coadjºr Bernardo José da Sº”.“Parochia de N. S. da Conceição de Campinas”, Livro de Baptizados n. 3, Folhas27-Verso (1813-1819).•
3) Baptismo de D. Anna Candida Ferraz de Salles.“Anna. Aos vinte e sinco de Março de mil oito centos e dezaseis nesta Matris de São Carlos baptizei e pus os Santos (sic) a Anna de dez dias do Capam Manoel Ferrás de Campos (sic), e sua mºr Dona Francisca de Assis Leite: padrºs Francisco Xavier Cardozo Leite solteiro, e Dona Maria Leite de Araujo freguezes de Ytú, eos mais desta Fregº(a) O Vig.rº Joaq.m José Gomes”.“Parochia de N. S. da Conceição de Campinas”, Livro de Baptizados n. 3, Folhas47 (1813-1819).
2 e 3) Casamento de “Fran.cº de Paula Sales — D. Anna Candida Ferras.Aos vinte de Settembro de mil e oito centos e trinta e sette annos nesta Matris daLimeira em minha prezença e das testemunhas abaixo asignadas pelas quatro orasda tarde receberão-se em Matrimonio deprezente e Ritto da Santa Igreja Franciscode Paula Sales filho de (sic) de José de Sales Leme e Maria Euqueria de Camargonatural da Villa de São Carlos com Dona Anna Candida Ferras filha de ManoelFerras de Camargo (sic) ja felescido e Dona Francisca de Assis Leite natural damesma villa de São Carlos e logo receberão as Bençoms Nuptiais e dos Avozes não souberão dizer, e para constar fis este assento que asigno com as testemunhas.(aa) O Pe Antonio de Carvalho Pinto.Franco de Paula Sales (sic).Antº J.e da Sº”.“Parochia da Limeira” Livro de Casamentos n. 1, Folhas 22-Verso (1833-1854).2) Obito de “Francisco de Paula Salles — Aos vinte oito de Agosto de mil oitocentos e setenta e sete sepultou-se no Cimiterio desta cidade o cadaver de Franciscode Paula Salles de secenta e dous annos de idade cazado com Anna Ferraz de CamposSalles; foi recomendado e para constar mandei fazer este assento que firmo”.(Não está assignado o termo).“Parochia de N. S. da Conceição de Campinas” Livro de Obitos n. 7, Folhas 273Verso (1869-1881).4) Baptismo do Alferes José de Salles Leme.“Joze. Aos trinta e hum dias do mes de Julho de mil e sete sentos e noventa eseis annos baptizei e pus os Santos oleos, nesta Matris de Nossa Senhora da Con ceição das Campinas a Joze inocente filho de Antonio Joze de Mattos, e de sua mulherAnna Custodia do Sacramento, forão padrinhos Bento Joze de Sales por procuraçamque me aprezenou o Capitam Joze de Camargo Pais, este desta Freguezia, e aquele de Sam Paulo, e Maria da fé de Jezus solteira filha de Bernardo Guedes todos destaFreguezia, de que fis este asento que asinei.(a) O Vigrº Berndo de S. Payo Barros”.“Parochia de N. S. da Conceição de Campinas”, Livro de Baptizados n. 1,Folhas 181 (1774-1805).a_ [p. 20]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.