22 de junho de 2025, domingo Atualizado em 23/06/2025 05:14:43
•
•
John de Pineda S.J. ( em espanhol : Juan de Pineda ; 1558 – 27 de janeiro de 1637) foi um teólogo e exegeta jesuíta espanhol . Foi consultor da Inquisição Espanhola e existem dezenove obras impressas e seis manuscritos de seus escritos.VidaeditarPineda nasceu em Sevilha . Ingressou na Companhia de Jesus em 1572, lecionou filosofia e teologia por cinco anos em Sevilha e Córdoba e especializou-se em Escritura, lecionando por dezoito anos em Córdoba, Sevilha e Madri. Ocupou os cargos de Preboste da Casa Professa e Reitor do Colégio de Sevilha.Foi consultor da Inquisição Espanhola e, nessa qualidade, visitou as principais bibliotecas da Espanha. O resultado de suas visitas foi o Index Prohibitorum Librorum (1612), que conquistou o apreço da Inquisição e do inquisidor-chefe, Cardeal Sandoval , Arcebispo de Toledo ; foi reeditado (1632) pelo Cardeal Zapata .A fama que conquistou por sua erudição e santidade é atestada de muitas maneiras. Em visita à Universidade de Évora , foi recebido com um discurso em latim, e uma lápide memorial foi erguida com a legenda "Hic Pineda fuit".Ele morreu em Sevilha .FuncionaeditarSeu conhecimento é evidenciado pelas dezenove obras impressas e seis manuscritos, principalmente de assuntos exegéticos, que nos restam de seus escritos:Commentariorum in Job libri tredecim (Madri, 1597-1601). Cada capítulo é parafraseado e totalmente comentado. Esses dois fólios foram frequentemente reeditados em Madri, Colônia, Sevilha, Veneza e Paris. Sete índices serviam como guias para o estudante. Exegetas católicos e protestantes ainda louvam esse colossal repositório de erudição. A arqueologia, a crítica textual, a comparação de diversas interpretações e o uso de dados históricos de escritores profanos demonstram que Pineda estava muito à frente de seu tempo na crítica científica da Bíblia.Prælectio sacra in Cantico Canticorum (Sevilha, 1602), emitida como saudação ao Cardeal de Guevara, arcebispo de Sevilha, por ocasião de sua visita ao colégio jesuíta local.
Salomon prævius, sive de rebus Salomonis regis libri octo (fol, pp. 587; Lyons 1609; Mainz, 1613). A vida, o reino, a sabedoria, a riqueza, os edifícios reais, o caráter e a morte de Salomão são tratados de forma acadêmica; cinco índices são adicionados para auxiliar o estudante.De C. Plinii loco inter eruditos controverso ex lib. VII. Atque etiam morbus est aliquis per sapientiam mori . Considerável controvérsia resultou de sua interpretação de Plínio (ver Carlos Sommervogel , infra ).Commentarii in Ecclesiasten, liber unus (fólio, pp. 1224; Sevilha, 1619), apareceu em várias edições, assim como o comentário sobre Salomão.O que mais surpreende nos escritos deste exegeta da velha escola é seu vasto conhecimento, não apenas de latim, mas de grego e hebraico.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!