Morre a professora Elci Vieira aos 86 anos em Sorocaba
17 de março de 2020, terça-feira Atualizado em 19/06/2025 00:10:36
•
Faleceu, no domingo, dia 15, aos 86 anos, a professora Elci Vieira de Azevedo. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) no Cemitério Saudade.Ela era casada e não deixou filhos. Elci era irmã do renomado artista plástico religioso Aluísio Vieira, falecido em 1996, e autora do livro “Em Sorocaba a 1ª indústria de seda do Brasil”, lançado em 2015. Nos últimos anos, Elci se dedicava em preservar, em sua casa, o acervo com de 500 obras de arte sacra produzidas pelo seu irmão.Há cinco anos, lançou o livro “Em Sorocaba a 1ª indústria de seda do Brasil”, que conta a história de Francisco de Paula Oliveira Abreu, seu bisavô paterno, que foi responsável por colocar Sorocaba no mapa do pioneirismo têxtil do Brasil. Segundo ela, o empresário criou da primeira indústria de fiação de seda do País na década de 1850 -- quarenta anos antes da chegada das grandes tecelagens, que dariam à cidade o apelido de Manchester Paulista.O livro, editado com recursos da própria autora, foi fruto de um minucioso levantamento dos materiais que começou ainda na década de 1960. Além de artigos de jornal e manuscritos produzidos por Aluísio de Almeida, a pesquisadora percorreu cartórios para confirmar a autenticidade das propriedades do bisavô, que também atuou em Sorocaba como tipógrafo, educador, poeta, ilustrador e redator do jornal “O Americano”. (Da Redação)
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!