Núcleo da Terra tem ouro para cobrir todo o planeta, afirmam cientistas. E o metal vem subindo à superfície. umsoplaneta.globo.com
26 de maio de 2025, segunda-feira Atualizado em 23/06/2025 03:21:21
• Imagens (1)
•
Se um dia você encontrar ouro no solo, saiba que ele pode ter vindo de dois lugares: ou do núcleo do planeta, ou do espaço, trazido por meteoros.
O metal precioso que motiva a cobiça da humanidade e serve de impulso a inúmeros garimpos ilegais no Brasil é apenas uma pequenina parcela do que a Terra carrega consigo: estima-se que o ouro no núcleo do planeta seria capaz de cobrir o mundo inteiro com uma camada de 50 centímetros.
Cientistas alemães detectaram que parte desse grande armazenamento vem subindo à superfície terrestre, pegando carona com o magma que aparece usualmente em erupções de vulcões, afirma o portal Science Alert.
O novo estudo sobre rochas vulcânicas vazadas das profundezas da litosfera (camada mais superficial da crosta terrestre) revelou que metais preciosos, incluindo ouro, vazaram inicialmente do núcleo antes de iniciar a longa jornada até a superfície.
"Quando os primeiros resultados chegaram, percebemos que tínhamos literalmente encontrado ouro", afirma ao portal o geoquímico Nils Messling, da Universidade de Göttingen, na Alemanha. "Nossos dados confirmaram que material do núcleo, incluindo ouro e outros metais preciosos, está vazando para o manto terrestre."
Mas, se o ouro pode vir também do espaço, como saber a origem ao certo? O achado dos pesquisadores alemães toca justamente esta questão. A resposta estaria nos isótopos (variações do mesmo elemento com diferentes números de nêutrons) de um metal pesado precioso chamado rutênio.
Pepita Data: 08/06/2022 08/06/2022
ID: 12779
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.