'Publicação de Fernando Napoli Bonanni, grupo do Facebook “Lembranças Sorobacanas” 0 22/05/2023 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
Registros (513)Cidades (128)Pessoas (642)Temas (350)


Publicação de Fernando Napoli Bonanni, grupo do Facebook “Lembranças Sorobacanas”
    22 de maio de 2023, segunda-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Curiosidades ... das Lembranças Sorocabanas. E, o digladiar de opiniões, entre dois respeitados historiadores. Tenho realizado pesquisas de meus antepassados Italianos em Sorocaba, desde quando chegaram no Brasil 1882-1885. Pesquisei com elementos documentais primários, todos os sapateiros que, estiveram na cidade neste período. Padre Castanho, renomado historiador Sorocabano, atribui o nome de "Vicente Lisboa", para o Sapateiro que ajudara a Antonio Pereira Ignácio e seu Pai, no inicio de jornada no Brasil e em Sorocaba, no ano de 1884.

Já, outro renomado historiador, Jorge Caldeira, diz que; fora um tal de "Chico das Violas" que os ajudara no inicio de suas vidas no Brasil e, em Sorocaba. Depois de acurada pesquisa, não encontrei, "Vicente Lisboa" e nem "Chico das Violas", como sapateiros que residiram em Sorocaba. Pesquisa, feita, em busca de registros primários. Em contra partida, com relaçao a nomes de outros Sapateiros, incluindo meu bisavô, encontrei com relativa facilidade. Ou seja, eram sapateiros contemporâneos, sendo assim, imaginava que; encontrar dados ou documentos referentes aos tais sapateiros, não seria tão dificil. Peço, gentilmente que; se alguém tiver algum dado concreto ou documental sobre Vicente Lisboa e Chico das Violas, e pudesse me fornecer seria eternamento grato. Estarão compondo, uma pesquisa que estou a fazer sobre "sapateiros" na cidade de Sorocaba. Segue abaixo, informações dos referidos historiadores!




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.