'Faculdade de Direito do Largo São Francisco, consultado em 87.251.77.29: 16852/9e37533a.html 0 24/01/2021 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Registros (186)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (240)


Faculdade de Direito do Largo São Francisco, consultado em 87.251.77.29: 16852/9e37533a.html
    24 de janeiro de 2021, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Nas primeiras décadas do século XIX, Alexandre I, Czar de Todas as Rússias, abriu um a luta contra as sociedades secretas que acendiam pela Europa as faíscas das revoluções.

Um de seus grandes auxiliares nessa cruzada era o escritor Augusto de Kotzebue, alemão de nascimento, Consul Geral do Império Moscovita em Koenigsberg. fundador da famosa "Semana Literária".

Atacavam veementemente as idéias avançadas e os homens de letras que as propagavam, sobretudo os venenos espirituais inoculados nos estudantes pelas confrarias secretas das universidades.

Tamanho ódio de Goethe por esta campanha, que o profetizou a morte. O que de fato aconteceu após ele se mudar para Mannheim.

No dia 10 de maio de 1819, um jovem estudante chamado Carlos Luís Sand, natural de Wunsiedel na Francônia, que havia sido sorteado pela Burschenchaft, uma sociedade secreta, assassinou o Consul com um punhal. Luís Sand tentou imediatamente se suicidar após ter apunhalado o Consul, pois sabia que dali, não teria como fugir. Porém, não conseguiu e foi preso em flagrante, com ferimentos leves, causados por ele mesmo.

Seu julgamento foi realizado as portas fechadas no dia 10 de novembro de 1819, numa verdadeira atmosfera de terror crida pela sociedades secretas.

Os juízes o condenaram a morte. No entanto, adiaram a execução, o que motivou enérgicos protestos e por fim um verdadeiro ultimato do Imperador da Rússia.

Os trabalhos em favor do réu continuaram cada vez mais intensos, de forma que se decidiu fingir uma execução, a fim de contentar Alexandre I.

Anunciaram a execução para as nove horas da manhã de 20 de maio de 1821, num campo às portas da cidade, quando o povo ali chegou para assisti-la, teve a noticia de que fora feitas ás seis em ponto e somente encontram algumas manchas de sangue. E um enterro foi realizado.

Em 14 de julho de 1821, segundo registros do Arquivo Nacional, desembarcava no Rio de Janeiro um jovem passageiro clandestino, vindo num barco do porto de Hamburgo com o nome de Júlio Frank.

Depois ficar um tempo preso, foi posto em liberdade e empregou-se numa estalagem. Em 13 de novembro de 1823, chegava á Guanabara a fragata Russa "Enterprise", destinada a explorar os mares austrais, sob o comando de Oto de Kotzebue, filho do escrito assassinado em Mannheim, e ficou 25 dias na cidade, hospedado em Botafogo.

Assombrado por essa presença, Júlio Frank foi para o interior, chegando a miséria em Sorocaba, onde se fez "caixeiro" numa venda e mais tarde obteve a proteção do Senador Vergueiro e do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

Nomeado Professor de História do Curso Anexe da Faculdade de Direito, sem nenhuma evidência de seus conhecimentos ou virtudes, sendo descrito como beberrão inveterado e praticante de magia negra. Se tornou líder prestigioso da mocidade.

Julius Frank foi um criador da "Bucha", uma sociedade secreta que chegou a ter presidentes e ministros como afiliados.

Faleceu em 1881. Seu túmulo, em forma de um pequeno obelisco é um monumento inusitado em um pátio interno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro da cidade.

O historiador Felício dos Santos em "Casos reais a registrar" afirma: "a maçonaria acadêmica de São Paulo, a misteriosa bushhafft, fundada pelo professor de História, Dr. Frank, jacobino alemão emigrado para o Brasil depois do célebre assassinato de Kotzebue.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.