'Consulta em Althistory.fandom.com 0 24/02/2022 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
Registros (281)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (337)


Consulta em Althistory.fandom.com
    24 de fevereiro de 2022, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


São Vicente, officialmente, Cidade de São Vicente, he um municipio do Districto de Santos, na Região da Serra do Mar, na provincia de São Paulo, no Brazil. A sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geographia e Estatistica para 1° de Julho de 2017 era de 360.380 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do litoral paulista, ficando atras apenas de Santos. A sua area he de 148,424 km², o que resulta numa densidade demográfica de 2.378,59 habitantes por kilometro quadrado.

Surgida no anno de 1532, foi a primeira villa da America Portugueza, fundada por Martim Afonso de Sousa conforme ordens do Rei de Portugal, D. João III, em uma ilha descoberta na expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, que a batizou em homenagem a São Vicente Martir (de acordo com registros de Americo Vespucio). Em 22 de agosto de 1532, occorreu a primeira eleição da America, em que foram escolhidos os primeiros officiaes da Camara, actualmente equivalente ao cargo de vereador. Hoje, a cidade, situada na metade occidental da Ilha de São Vicente, que compartilha com Santos, baseia a sua economia no commercio, e turismo.

Parte do municipio se-estende pelo continente, em duas porções distinctas: o bairro de Japuhy, ligado á cidade por uma ponte construhida em 1914 pelo engenheiro Saturnino de Britto no caminho, que ruma á Praia Grande, e o districto de Samaritá, que inclui também os bairros do Jardim Humaitá, Parque Continental, Parque das Bandeiras, Jardim Rio Branco, Samaritá, Villa Emma, e o Quarentenario, situados ao longo da rodovia Padre Manuel da Nobrega, entre Cubatão, Praia Grande, e os contrafortes da Serra do Mar.

Historia

Por volta do anno 1000, indios tupis procedentes da Amazonia conquistaram a região actualmente occupada por São Vicente, expulsando, para o interior, os seus habitantes anteriores (os chamados tapuias).

Quando a expedição portugueza commandada por Gaspar de Lemos chegou ao Brazil, em 22 de janeiro de 1502, deu, á ilha, o nome de São Vicente, em homenagem a Vicente de Saragoça, um dos padroeiros de Portugal. O local, no entanto, já era conhecido pelos indios tupiniquins que a habitavam como ilha de Gohayo.

Outro fidalgo portuguez, Martim Afonso de Sousa, nomeado pelo Rei de Portugal D. João III donatario de duas capitanias hereditarias, que incluhiam a ilha, foi enviado pela Coroa portugueza para explorar a nova colonia, e colocar marcos territoriaes no litoral atlantico, e no Rio da Prata. Fundou, então, a villa de São Vicente em 22 de janeiro de 1532, com opposição dos nativos locaes.

Martim Afonso instalou, então, na sua nova villa, os símbolos do poder organizado, construindo um pelourinho, uma egreja, e uma câmara, e realizando, em 22 de agosto de 1532, as primeiras eleições em todo o continente americano. Como atividade economica da nova villa, começou a cultura da cana-de-assucar, e a instalação de engenhos para a manufatura do assucar, principal produto do periodo colonial. Mas a implantação deste esquema exigiu atividades complementares, consideradas secundarias, porém fundamentaes para a produção assucareira. Estas eram a pecuaria, e a agricultura de subsistencia. As primeiras cabeças de gado a chegarem ao Brazil vieram do archipelago de Cabo Verde, em 1534, para a capitania de São Vicente.

Guerra do Iguape

Esta batalha occorreu entre os annos de 1534, e 1536, na região de São Vicente. Em virtude de uma interpretação particular do Tratado de Tordesilhas, alguns espanhoes, liderados por Ruy Garcia de Moschera, instalaram-se nos arredores da capitania vicentina. Aliados aos carijos, fundaram uma villa (a I-Caa-Para), e venceram algumas batalhas contra corsarios francezes. Quando as forças de defesa luso-brazileiras enfrentaram o contingente espanhol, foram prontamente derrotadas. Em contrapartida, Garcia de Moschera, e os seus seguidores embarcaram no navio francez, e attacaram a villa de São Vicente, que saquearam e incendiaram, levando inclusive o Livro do Tombo, deixando-a praticamente destruhida, matando dois terços dos seus habitantes. No entanto, em virtude das incursões systematicas das forças luso-brazileiras (que arregimentaram outros indios rivais, "de serra acima", cf. Donato, p. 89), os espanhoes foram forçados a se-retirarem: primeiro, para a Ilha de Santa Catharina e, depois, para Buenos Aires. Barreto (1958) menciona o episodio do saque de São Vicente por Moschera, porém datando-o de 1537 (op. cit., p. 258). [Althistory.fandom.com, 24.02.2022]

Diáspora [brasilbook.com.br/r.asp?report=20121]





Reprodução / Facebook
Data: 01/01/2018
Créditos/Fonte: Reprodução / Facebook
01/01/2018


ID: 11719


Povos indígenas no Brasil em 1500
Data: 21/04/2023
Créditos/Fonte: Dicas Mágicas de Estudo
21/04/2023


ID: 13551


Brasilia et Peruvia
Data: 01/01/1593
Créditos/Fonte: G. & C. De Jode
(mapa


ID: 11511


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.