ITENS LEXICAIS EM: “RELAÇÃO DAS POVOAÇÕES DE CUIABÁ E MATO GROSSO DE SEUS PRINCÍPIOS ATÉ OS PRESENTES TEMPOS”, DE JOSÉ BARBOSA DE SÁ-1879
2018 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Em uma destas canoas que chegaram neste anno310 de povoado, veio o Padre Justo, do habito de Sam Pedro por Vigariocurado e da Vara, provido pelo Senhor Dom Frei Francisco de São Jeronymo, Bispo do Rio de Janeiro: falharam estes no reducto doCarandá seis meses, onde se fabricaram oratorio e se celebrouo Santo Sacrificio da Missa, por terem noticia de não haverá315 nesta povoacão mantimento de qualidade alguma .No mes de Outubro do presente anno, fes MiguelSutil, natural da Villa a Sorocaba, viagem para umaroça que tinha principiado na borda do Cuyabá, logarque depois foi sitio de Manoel dos Santos Ferreira; tendo chega320 do plantou a sua roçada e mandou dous carijós aomel, com seus machados e cabaços: chegaram estes aorancho, por alta noite, sem traserem mel; e indignando-seo amo contra elles por gastarem o dia inultimente, respondeu o mais ladino: vos viestes buscar ouro, ou buscar325 mel? - e perguntando-lhe o amo onde estava ouro, metteuelle a mão no seio de um jaleque que tinha vestidocingido com uma cinta e tirou um embrulho de folhas ,eoentregou ao amo, que abrindo-o achou vinte e tres granetes de ouro que pesaram 120 oitavas, disendo o carijó que –330 achára muito daquillo. Naquela noite não dormiuSutil, e sem seu camarada europeo que se chamavaJoaõ Francisco, por alcunha o Barbado, poi se consideravamimosos da fortuna e já livres das amargos da pobresa.Apenas raiava a lus do dia ja Sutil com seu ca335 marada e mais comitiva de escravos, levando os descobridores por guias, estavam postos á caminho, seguindo-lhesos passos com aquella attençao que mereciam melleiros quetaes colmêas descobriam: desta sorte chegaram ao logaremque hoje se acha a villa do Cuyabá, que era coberto [Página 69]
excomunhãos contra todos os cúmplices na fuga do preso: Neste ano mandou se por ordem do Senado da Câmara e pessoas principais, buscar a venerável imagem do Senhor Bom Jesus, que hoje veneramos nessa matriz, a qual imagem estava no sítio Camapoan; foi esta fabricada de madeira na vila de Sorocaba, da capitania de São Paulo, por mãos de uma mulher, trouxera consigo um Pedro de Moraes, natural da mesma vila, nos primeiros anos: em que se povoaram estes sertões; e não podendo continuar a jornada pelas dificuldades que naqueles tempos haviam, arribou, deixando a Imagem dentro de um caixão, onde a trazia, em um rancho coberto de palha de Bacury, á borda do Rio Grande, lugar chamado de Guarapiranga, onde juntamente deixou umas cabras que consigo trazia, que ai se conservaram dentro do mesmo rancho onde estava a imagem. [Página 117]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.