Segundo se verifica do n.° 37, de 21 de agosto de 1864, sua primeira redação, constituída de alunos de todos os anos, estavam assim organizada: redator-chefe, Luis Ramos Figueroa, do 2o. ano; redatores, Pessanha Póvoa, do 5o., Joaquim Xavier da Silveira, do 4o, Joaquim José Ferreira de Menseses, do 3o., Antonio Cordeiro Negreiros de Saião Lobato, do 2o. e Emiliano Rodrigues do 1o. ano.
Publicava-se, inicialmente, duas vezes por semana, na Tipografia Alemã, de Henrique Schroeder, à Rua Direita, no. 5. Posteriormente a direção foi alterada, passando a chefia da redação a ser exercida por Pessanha Póvoa, sendo Ferreira de Meneses substituído por Antonio Antunes Ribas, contando, também, com a colaboração de João Júlio dos Santos e Paulo Egídio Carvalho.
Chamada a juízo pelo indivíduo Caetano Ferreira Baltar, o editor, Henrique Schoroeder, exibiu o autógrafo do artigo incriminado, referente a questões ligadas ao elemento servil, de autoria do grande abolicionista Luis Gama, assim redigido:
"ESCÂNDALO INAUDITO: Existe vendida, na cidade de Sorocaba pelo sr. Caetano Ferreira Baltar uma africana livre de nome Inácia, que o mesmo sr. houve de dote ou por herança de seu finado sogro, dr. Lourenço Aimberé, que também comprou-a de um finado larápio de Santos, que tendo arrematado os seus serviços vendeu-a como Escrava.
O finado e muito virtuoso sr. Felício Fernandes Lima, a despeito da pobreza que o trazia de rastros, sem temor do valimento do sr. Baltar provou com documento e com testemunhas perante a delegacia desta Capital a condição da africana Inácia. Por fraqueza de alguém continuou a referida africana em escravidão até que a Sociedade Artística Beneficente moveu ao honrado dr. Rodrigo Otávio para tomar a si a proteção da infeliz. O ilustre advogado fez quanto cabia em suas forças, os autos foram ao delegado suplente do Exmo. Sr. Dr. João Teodoro, lente da Faculdade de Direito, que há dois anos tem-nos em si!
Este fato, obrigado-me a perguntar às autoridades de São Paulo se é lícito, se é moral e digno de um povo que se diz civilizado conservar em escravidão pessoas livres, como são a africana Inácia e seus filhos." [Páginas 225 e 226 do pdf]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.