Ensaio d´um quadro estatístico da Província de São Paulo
1838 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Ytu - Distâncias a que ficam seus limites nas estradas partindo da villa: na de Porto Feliz 2 léguas, pontes nos ribeiros de Caiacatinga e Itaim-guassu, na de Capivary (incerto), duas pontes nos ribeirões de Bocuri e Atuahi, na de São Carlos 7, ponte no Tietê, na de Jundiahy 4 1/2, ponte no Tietê, na de Paranahiba 7 1/2, ponte no Tietê, na de São Roque 4 1/2, na de Sorocaba 3 (na Bocaína). N. B. Na estrada que vem direta para a Capital, tem as pontes nos ribeiros de Pirapitingui, e Potribú. [Página 45]
São Roque (...) Distâncias a que ficam seus limites nas estradas: com Sorocaba 3 léguas, rio Pirajubú com Ytú 3 1/2, com Arassariguama 1 1/2, com a Cutia 2. [Página 49]
Esta povoação foi fundada em 1670, e depois ereta em Vila. É considerável e florescente, tanto por ser o lugar onde se trata de negociações dos animais cavalares, muares, e vaccum, que se conduzem das partes do sul, e onde se cobram os direitos de passagem; como por estar perto da mesma a Fábrica de Ferro, edificada nas fraldas do Monte de Arassoiava. Compreende no seu distrito a Freguesia do Campo Largo a 2 1/2 léguas na estrada de Itapetininga, e a Capela Curada de São João do Ypanema a 2 1/2. Contém em todo o distrito 11.133 habitantes. Na vila tem a casa da Câmara, a Matriz (orago de Nossa Senhora da Ponte), a Igreja da Misericórdia com hospital, um Convento de Beneditinos, um recolhimento de Santa Clara, e as Ermidas de Santo Antônio, e Santa Cruz. Atualmente se edifica a Capela do Rosário. Tem mais fora da vila cinco capelas a saber: a de Pirapora, a 3 léguas, a de São Francisco a 2 léguas, a de Nossa Senhora da Piedade a 2 léguas, a do Senhor Bom Jesus a 2 1/2 léguas, e a de Nossa Senhora da Conceição a 2 léguas. Confina com os distritos das vilas de São Roque, Itapetininga, Porto Feliz e Ytú. N. B. Ao sul compreende a extensão que fica aquém da serra do mar, ignora-se a distância por serem ermos aqueles lugares, e montanhas cobertas de matos; por essas paragens deve confinar com o distrito da vila de Iguape.
Suas distâncias em léguas ás vilas limítrofes: a São Roque 6 léguas, ponte no rio Sorocaba e Pirajubû, a Itapetininga 12, ponte no Sarapui, a Porto Feliz 6, ponte no rio Sorocaba, a Ytú 6, ponte no rio Pirajubû.
Distâncias que ficam seus limites partindo da vila: na de São Roque 3 léguas rio Pirajubû, na de Itapetininga 6 rio Sarapiú, na de Porto Feliz 3 na estrada da mata de Jundiatuba, na de Ytú 3 na Bocaína.
Divisão dos distritos de paz - Todo o município se divide em: 1° distrito da vila 25 quarteirões, 2° distrito da Conceição da Aparecida, 9, 3° distrito de Pirapora 4, 4° distrito de Jundiacanga 5, 5° distrito da Freguesia de Campo Largo 12. [Páginas 50 e 51]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.