'Fundação - 21/12/1879 Wildcard SSL Certificates
1875
1876
1877
1878
1879
1880
1881
1882
1883
Registros ()Cidades (32)Pessoas (38)Temas (49)


Fundação
    21 de dezembro de 1879, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


HistóriaOs mineiros Vicente Ferreira da Costa, Félix Hilário e João Antônio Gonçalves foram os fundadores do município. Em 1847, o local ficou conhecido como "Patrimônio de Nossa Senhora da Piedade", no mesmo ano foi construída uma igreja com terras doadas por Vicente Costa. Em 21 de abril de 1880 foi criada a vila. A fundação da cidade foi atribuída aos mineiros Vicente Ferreira da Costa, Félix Hilário e João Antônio Gonçalves, que se fixaram no lugar chamado Samambaia.O nome do município se origina do fato de um grupo de tropeiros usar uma gruta na região para se abrigarem e armazenarem mantimentos. Este local recebeu o nome de "Bufete", ligado à ideia de abundância e acabou se tornando Bofete mais tarde, também estendendo-se a todo município. O nome foi oficializado em 21 de dezembro de 1921.A origem do nomeO nome da cidade "Bofete" é por conta de um morro que se encontra no município. Segundo saberes populares, o morro possui uma pequena câmara escavada na rocha, onde os tropeiros que viajavam de Minas Gerais ao Paraná costumavam guardar alimentos não perecíveis e água fresca para os colegas que utilizassem a mesma rota. Entre seringueiros e garimpeiros, popularizou-se o nome de "Morro do Buffet", que, em francês, quer dizer, literalmente, "aparador de comida". A denominação foi abrasileirada para Bofete e acabou se impondo ao pequeno vilarejo, que até ali se chamava "Samambaia", "Freguesia do Rio Bonito" e "Bofete" que pertenceu, sucessivamente, a Botucatu e Tatuí, até se emancipar como vila.[7]GeografiaPossui uma área de 653,36 km².A cidade possui formações geomorfológicas, como "O Gigante Adormecido", presente na bandeira da cidade, e também as "Três Pedras", que, segundo uma lenda urbana, jesuítas da Fazenda Botucatu protegerem-protegiam-se de ataques indígenas e teriam escondido tesouros, posteriormente roubados pelos bandeirantes.[7]Hidrografia





OII!

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.