Francisco Luiz de Abreu Medeiros - Filhos de Joaquim Luiz de Abreu e dona Maria de Medeiros Castanho, nasceu em Sorocaba, província, hoje Estado de São Paulo, a 3 de abril de 1820 e faleceu, ha anos, na capital paulista. Preparou-se com os estudos necessários para seguir o estado clerical, a que o destinavam seus pais; mas, não se sentindo com a vocação indispensável para esse estado, dedicou-se ao magistério, alcançando uma cadeira de professor da instrução primária na cidade de seu nascimento, a qual regeu desde 1843 até 1862, sendo então jubilado, e no mesmo ano nomeado escrivão de provedoria na capital de sua província, cargo em que pouco depois faleceu. Cultivou a literatura, mormente a dramática, e escreveu
Francisco Luiz de Abreu Medeiros nasceu em 1820. Era filho de Joaquim Luiz e de d. Maria de Medeiros Castanho. Para obedecer ao desejo dos pais, tentou a vida eclesiástica, mas, logo após os primeiros estudos, verificou que seria um mau frade, e desistiu da carreira.Foi ser professor de meninos na própria cidade em que nascera. E, como mestre escola, passou cerca de 20 anos - de 1843 a 1862. Abreu Medeiros era um espírito culto, interessante, cheio de constante curiosidade. Sorocaba, pequenina e sonolenta, era para ele um meio sufocante. Mesmo assim conseguiu ele produzir meia dúzia de obras.
[27652] Dicionário Bibliográfico Brasileiro, 3° volume, 1895. Dr. Augusto Victorino Alves Sacramento Blake 01/01/1895 [27653] Abreu de Medeiros, escritor paulista, inteiramente esquecido, Jornal A Manhã, 12.09.1944, página 5 09/12/1944
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.