'Lourenço Fernandes Sanches nasceu por volta de 1585, provavelmente em São Paulo - 01/01/1585 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1581
1582
1583
1584
1585
1586
1587
1588
1589
Registros (52)Cidades (19)Pessoas (0)Temas (47)


Lourenço Fernandes Sanches nasceu por volta de 1585, provavelmente em São Paulo
    1585
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


Lourenço Fernandes SanchesNascimento: ~ 1585Origem: São Paulo, BrasilLourenço Fernandes Sanches nasceu por volta de 1585, provavelmente em São Paulo.Casou-se com Isabel Freire. Após a morte de Isabel, Lourenço casou-se pela segunda vez, com Isabel Gonçalves (Sanches), filha de Bartholomeu Gonçalves e de sua primeira esposa, [...].Lourenço faleceu em 1627, em São Paulo, SP. Em seu testamento, Lourenço declara:Em nome de Deus, amém. Saibam quantos este testamento de última vontade virem em como estando eu Lourenço Fernandes Sanches doente na cama [desejo que] meu corpo seja enterrado na casa de Nossa Senhora do Carmo.Declaro que eu fui casado com Izabel Freire, minha primeira mulher, da qual tive trê filhos, a saber, Bartholomeu Ferreira, Lourenço Freire, e Catharina Freire, à qual dei em dote e casamento [...] e nisto entrou a legítima [herança] de sua mãe. E assim mais lhe satisfiz a quantia de 16$500 réis, que tantos lhe deu o padre Gaspar Freire, seu tio, para ajuda de seu casamento, a qual quantia foi de legítima [herança] que o dito padre herdou de seu pai e meu sogro.Declaro que a meu filho Bartholomeu Freire quando casou lhe dei [...], a qual quantia entrava a legítima [herança] que sua mãe herdou, a qual consta pelo inventário.Declaro que eu deixei a minha neta Maria Freire, filha de meu filho Lourenço Freire, que por tal se batizou, 60$000 réis para seu casamento, onde entra a legítima [herança] que ficou de sua avó, que é a legítima herança] de seu pai Lourenço Freire, que Deus tem. E sendo que a dita minha neta não se case por alguma ou por culpa sua, lhe ficará somente a sua legítima e o mais tornará a meus herdeiros.Declaro que não devo coisa alguma.Declaro que eu sou casado de presente com Izabel Gonçalves, minha mulher, da qual tenho um só filho por nome Estevão Sanches, o qual é herdeiro de minha fazenda, a quem deixo por meu testamenteiro com sua mãe, e curadores de minha alma aos quais peço façam por ela o que deles confio farão.Quero que, cumpridos os meus legados, o remanescente de minha terça deixo à minha mulher Izabel Gonçalves e, por morte dela, a meu filho Estevão Sanches.Esta é a última e derradeira vontade, e roguei a Geraldo Correa este testamento fizesse e nele assinasse como testemunha comigo, hoje 26 do mês de março de 1627 anos.Em seu inventário, constam:Se deviam ao defunto algumas dívidas no Espírito Santo, e que na vila de Santos tinha uma caixa [...].Fica líquido para se partir entre os herdeiros, que são três a saber: Estevão Sanches, os filhos que ficaram de Bartholomeu Freire (filho do defunto, que está no Espirito Santo), e uma filha que ficou bastarda de Lourenço Freire (neta do dito defunto Lourenço Fernandes); e cabe a cada um dos ditos herdeiros 13$122 réis. Foi pai de três filhos e duas filhas:[do primeiro casamento:]1.1. Bartholomeu Freire, casado com [...]. Bartholomeu faleceu antes de 1629. Bartholomeu morou na Capitania do Espírito Santo.





OII!

+1585
  Registros52
  Cidades19
  Pessoas0
  Temas47


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!