'Depoimento de Maria Castanho 0 06/04/1622 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1618
1619
1620
1621
1622
1623
1624
1625
1626
Registros (32)Cidades (16)Pessoas (48)Temas (42)


Depoimento de Maria Castanho
    6 de abril de 1622, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


-Maria Castanho (ouvida a 6 de abril de 1622), natural de Lisboa, comcerca de 80 anos de idade, filha de Antonio Rodrigues de Almeida e de MariaCastanho. Tratou com ele mais de 20 anos. Foi seu diretor espiritual. Foi seuhóspede, em Santos. Viu-o rezar, diante de seu oratório, com tal devoção, que a comoveu.. Viu-o servir a doentes pobres, e à gente miserável nas maisinfectas condições sanitárias.. Estando ela como morta, que já não reconhecia ninguém, tinha o marido viagem preparada aos Patos; aconselhando-secom Anchieta, seu marido ouviu dele para ir, que na volta a encontraria sã.Hesitava e ela teve notável melhora. Dos Patos, seu marido voltou com avultados feitos. De Anchieta ela ouviu que todos voltariam com saúde. Deu umrelicário de marfim para, em caso de tempestade, o mergulhasse no mar;com efeito, com ele obteve a cessação repentina de uma tormenta. Presenteao seu casamento, lhe disse o Padre José, apontando para sua velha batina:com ela lhes proporcionarei muitos bens, o que Deus cumpriu! Hospedandose em sua casa com o Padre João Batista, soube que seu marido Antonio deProença estava doente havia dias. Mandou ao padre lhe fosse ler um evangelho: não ceiaria a não ser em companhia do dono da casa. Relutou Batista. Insistiu Anchieta. Lido o evangelho, levantou-se Proença: nunca se sentira tão forte, podia carregar a casa às costas.. Estava semimorta, com umacriança morta no ventre, e a mãe e as irmãs já a choravam. Tocam os sinosà defunta, vem o Padre José, manda sair a todos, põe-lhe uma cruz comrelíquias ao pescoço e sai. Deita ela a criança sem dor, o mesmo PadreJosé lhe retira o crucifixo. Ela vive até hoje para dar o testemunho de seusmilagres. Assinou por ela Pedro Fernandes.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.