Nascidos no Estado do Brasil, ou nascidos no Reino, eram vassalos de Sua Majestade, assim como hoje somos cidadãos da República. Estavam nessas condições os Jesuítas, desde 1539, quando os padres Francisco Xavier e Simão Rodrigues chegam a Lisboa, a mandado de Inácio de Loyola, para de porem a serviço de D. João III, que pedira ao fundador da Companhia de Jesus dois Jesuítas a fim de trabalharem para a Côroa Portuguesa 0 01/01/1539
Nascidos no Estado do Brasil, ou nascidos no Reino, eram vassalos de Sua Majestade, assim como hoje somos cidadãos da República. Estavam nessas condições os Jesuítas, desde 1539, quando os padres Francisco Xavier e Simão Rodrigues chegam a Lisboa, a mandado de Inácio de Loyola, para de porem a serviço de D. João III, que pedira ao fundador da Companhia de Jesus dois Jesuítas a fim de trabalharem para a Côroa Portuguesa
Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro vol. XIX p. 03 Data: 01/01/1897 Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro vol. XIX 01/01/1897
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.