'Inventários e Testamentos, 1920. Volume VIII - 01/01/1920 Wildcard SSL Certificates
1916
1917
1918
1919
1920
1921
1922
1923
1924
Registros (79)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Inventários e Testamentos, 1920. Volume VIII
    1 de janeiro de 1920, quinta-feira
    Atualizado em 31/10/2025 05:58:41

•  Imagens (49)
  
  
  


Digo eu frei João de Carvalho que eu recebi de Sebastião Fernandes Preto um cruzado para quatro missas que mandou dizer por Bras de Pinha e por passar na verdade lhe dei esta por mim feita e assinada hoje 13 de abril de 1630. [Inventários e Testamentos, 1920. Volume VIII. Página 228]

Digo eu Catharina Diniz que é verdade que recebi de Antonio Pedroso testamenteiro de sua irmã Thomazia de Alvarenga que Deus tem um manto se sarja... camisas que me deixou de esmola... recebi mais do dito testamenteiro dezesseis varas de pano de algoão como testamenteiro da dita defunta e por verdade roguei a Manuel Fernandes Sardinha que este fizesse e assinasse por mim - Assino a rogo de Catharina Diniz, Manuel Fernandes Sardinha, hoje 2 de agosto de 1632. [Página 267]

Balthazar Soares - A um herdeiro do carvoeiro por nome Domingos Luiz devo sete tostões mando se lhe pague. [Página 283]

Inventário de Antonio de Oliveira que se fez por morte e falecimento da mesma, mulher do capitão André Fernandes.

Nesta vila de Santa Ana da Parnaíba da capitania de São Vicente partes do Brasil etc. em 21 de abril de 1632 nesta dita vila nas casas da morada do capitão André Fernandes o juiz ordinário e dos órfãos João de Godoy foi comigo o tabelião a fazer o inventário da fazenda que ficou por morte e falecimento de Antonio de Oliveira mulher do capitão André Fernandes de que mandou a mim tabelião fazer este auto em que assinaram e eu Manuel de Alvarenga tabelião o escrevi com declaração que ... sobredito tabelião o escrevi. João de Godoy. [Página 315 do pdf]

Termo de juramento dado ao capitão André Fernandes

Dia 21 de abril de 1632 nesta dita vila o juiz ordinário João de Godoy deu juramento dos Santos Evangelhos sobre um livro deles ao capitão André Fernandes para que sob cargo do juramento bem e verdadeiramente [Inventários e Testamentos, 1920. Volume VIII. Página 313, 319 do pdf]

Rol da Fazenda que se achou e foi lançada neste inventário

Prata lavrada
- Um prato (...)
- Um saleiro velho de prata
- Duas tamboladeiras grandes
- Um capo
- Uma naveta e mais cinco pratos pequenos e um de cozinha e um pucaro com seus (...) e um (...) e quatro colheres. [Inventários e Testamentos, 1920. Volume VIII. Página 320 do pdf]

Um pedaço de roça de mandioca que está em Juquiri

Gabo vaccum

Quarenta cabeças de gado vaccum entre grandes e pequenas. Com declaração que se não deita aqui o gado que está em Jarabativa por se não saber a copia que é e neste gado fica metido o da capela. Um burro castiço.

Terras

Uma carta de data de terras em Birachoiava. Outra carta de data de terras em It(..)hy termo desta vila de duas léguas a saber da dita carta se deitou uma légua em patrimônio a Francisco Fernandes de Oliveira de que está de posse por autoridade da justiça.

Outra carta de data de terras em Juquiri de uma légua a saber dada digo (...) braças rio abaixo onde chamam Jurum(...).

Mais manifestou que deitava aqui tudo aquilo que se achar diretamente ser seu liquido nas terras de Jurubativa e em outra qualquer parte que tenha porquanto ele não sabe. [Inventários e Testamentos, 1920. Volume VIII. Página 316, 322 do pdf]

Rol do que se deve

Pedro da Costa doze alqueires de trigo grão a dois tostões o alqueire. Mais uma peroleira de vinho em quatro pesos que tudo lhe deu de sinal para lhe fazer uma moenda de canas de açúcar.

Devo Paulo de Amaral seis patacas de um porco cevado que lhe matou em Birachoiaba indo para o sertão. [Inventários e Testamentos, 1920. Volume VIII. Página 321, 327 do pdf]



\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\27359icones.txt


ME|NCIONADOS
ATUALIZAR!!!
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.