A Fazenda da Borda do Campo. O inconfidente José Ayres Gomes, 1992. Wilson de Lima Bastos
1992 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
*Domingos Rodrigues da Fonseca Leme era natural da vila de Parnahyba, filho do capitão João Rodrigues da Fonseca e D. Antonia Pinheiro Raposo Tavares. Faleceu em seu sítio de Teymotinga, distrito de São Roque, em 1738, casou com Izabel Bueno de Moraes.
Tem uma história interessante a velha fazenda da Borda do Campo, situada a poucos quilômetros da estação do Sítio, na Estrada de Ferro Centra, comarca de Barbacena. Ela foi teatro de conversações patrióticas, assistiu as cenas de ardor cívico, conferências de inconfidentes e lá se fez ouvir muitas vezes a voz sincera, entusiasta e vibrando do proto-mártir Tiradentes.
Seu proprietário era, por esse tempo, o coronel José Ayres Gomes. Antes dele, em 1703, a fazenda da Borda do Campo pertencer ao coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme distinto paulista, cujos serviços e merecimento são atestados na patente de coronel da Nobreza da Capitania de São Paulo, que lhe passou o Capitão General Rodrigo César de Meneses, em 22 de outubro de 1724.
Desse documento consta que "sucedendo entrar a Armada Francesa no porto do Rio de Janeiro, e baixando das Minas o Governador Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, com um pé de exército a socorre-lo, se, aquartelou na Borda do Campo, no sítio do suplicante, onde lhe foi necessário demorar-se alguns dias para regular as tropas e as ir despedindo de sorte que fizessem as marchas com mais facilidade, ás quais assistiu o dito Domingos Rodrigues da Fonseca Leme com todos os mantimentos necessários, e tudo o mais que lhe pediu, com a maior grandeza e liberalidade, oferecendo tudo sem estipendio nem paga..."
Foi a invasão dirigida por Duguay Trouin, em 1771, em que os franceses, no dia 22 de setembro, tomaram o Rio de Janeiro, que não fôra defendido convenientemente pelo governador Francisco de Castro. Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho chegara de Minas com esse reforço que passara na Borda do Campo, mas encontrou firmado com Duguay um contrato desonroso. Coelho de Carvalho foi então convidado para assumir o governo e fel-o em 1711, conservando-se até 1713.
Depois do Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, as terras da Borda do Campo passaram ao domínio de Manoel Lopes de Oliveira, que também obteve carta de sesmaria em 30 de outubro de 1749. [A Fazenda da Borda do Campo. O inconfidente José Ayres Gomes, 1992. Wilson de Lima Bastos. Páginas 1 e 2 do pdf]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.