1 de setembro de 2022, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
Em 1583, esteve em Santos o pirata inglês Edward Fenton, travando-se combate entre seus navios e os da armada de Diogo Flores de Valdez (História Geral da Civilização Brasileira, t. I, livro IV, cap. I, pág. 173). Não tínhamos porém encontrado nenhuma notícia de que tivesse pas-sado pelo Espírito Santo, quando o Prof. Sérgio Buarque de Holanda nos mostrou cópia de documento do Arquivo de Sevilha que faz refe-rência à passagem de Fenton por São Vicente e em seguida pelo Espírito Santo, o que vem esclarecer a observação de Cardim. Assim reza o documento:
"Esta capitania que llaman del espiritu santo que es de basco fernandez cotinõ por merced que ubo della su padre que la poblo y conquisto a su costa dos veçes y el a tenido de pocos anõs a esta parte trabajos con fraçeses E yngleses que han vendo a este puerto y con su buena traça y animo los a Echado de aqui coa valor y me dixo que este ultimo yngles que aqui estubo que fue uno llamado Eduardo fentones que peleo en san vicente con las naos de armada de v.md. de que di relaçion êl pliego que lleuo El capitan Juan de pacis quando fue diego flores de ualdez le dixo que presto los veriam al estrecho con mucha fuerca v.md. adbierta En esto y mande propuer El socorro para rreme-dio dello." (Cópia de um documento original: Carta de P. Sarmiento de Gamboa escripta na villa de Victoria (Brasil), 5 de janeiro de 1585, do Arquivo General de Indias de Sevilha, I-I 2-33 R.o 59).
— "Nela (Ilha de Santo Amaro) fêz agora Diogo Flores de Valdez, general da armada que Sua Majestade mandou ao Estreito de Magalhães, um forte Icom gente de artilharia, porque está da outra banda do rio que é a barra de São Vicente, onde podem entrar naus grossas".
Anchieta, Informação do Brasil e de suas Capitanias (1584), op. cit., pág 301. Segundo nota de Rodolfo Garcia a Fernão Cardim, a construção dêsse forte só foi concluída em 1590. Em 1553, quando de sua viagem às capitanias do Sul, o governador Tomé de Souza aprovara a fundação da vila de Santos e mandara construir a fortaleza da Bertioga. Varnhagen, História Geral do Brasil, 5a. edição, t. I, pág. 304. A propósito do Rio de Janeiro, nos "Capítulos" contra os jesuítas, Gabriel Soares protesta contra a doação do Colégio: "pois quem ha de aprender neste colegio pera se levar pera esse respeito dous mil cruzeiros a El-Rei cada ano, que não seja mais serviço de Deus e de El-Rei gastarem-se na fortificação da terra pois não tem nenhuma defeza?" (Anais da Biblioteca Nacional, vol. LXII, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1942, pág. 365).
Salvador Correia de Sá, em março de 1584, pensava em construir uma fortaleza numa ilhota no meio da barra. Quando esteve no Rio de Janeiro, acompanhando o Padre Visitador, em 1585, Cardim escreveu: "Nesta lagea mandou El-Rei fazer a fortaleza e ficará cousa inexpugnável, nem se lhe poderá esconder um. barco. ("Narrativa Epistolar", Tratado da Terra e Gente do Brasil, São Paulo, Editôra Nacional, 1939, pág. 308). Entretan-to, o engenheiro da armada de Diogo Flores de Valdez dissuadiu-o, acon-selhando-o a construir duas outras nos promontórios adjacentes, segundo [p. 458]
UM TEXTO DE CARDIM INÉDITO EM PORTUGUÊS Data: 01/09/2022 Página 458, consultado em...
ID: 13304
ME|NCIONADOS• Registros mencionados (1): 05/01/1585 - Carta de Pedro Sarmiento EMERSON
Sobre o Brasilbook.com.br
Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.
A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]
Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.
Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.
meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.
Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.
Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele: 1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689). 2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife. 3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias. 4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião. 5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio. 6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.
Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.
Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.
A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.
Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.
Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.
A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."
titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."
(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.
"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba
Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.