'Sesmaria 0 09/08/1557 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1553
1554
1555
1556
1557
1558
1559
1560
1561
Registros (51)Cidades (20)Pessoas (49)Temas (54)


Sesmaria
    9 de agosto de 1557, sexta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Fontes (1)
  
  
  


|90r.|| [[os]]Tabeliaens, que a Ilha deGuaibe pertence aofilho dePedroLopes,239eoutras, que hé deMartim Afonso, como Severá, apontando Somente4380 dous doCumentos, para evitar mayor difuzão.38. Iá está mostrado que IorgeFerreira naSesmaria atras copiada,econcedida aoFerreiro Rodrigo Alvarez aos 9 deAgosto de 1557, afirmaser dofilho dePedro Lopes a Ilha deSanto Amaro; porem nomesmoanno, eSó com adiferença dospoucos dias, que vaõ de28 deIulho4385 a 9 deAgosto doaraõ PaschoalFernandez, eSua mulher Margarida Fernandez;hum pedaço deterra existente naBertioga, aomencionado Ferrei=ro, eaescriptura começa assim: // NoannodoNascimento deNossoSenhor Iezus Christo de 1557 // // aos 28 dias domes deIulho daSobredita era nesta Caza de= //4390 // pedra, Fortaleza delRey NossoSenhor, que está dabanda de // // Guaibe, defronte daBertioga, deque hé Capitam, eGovernador Martim // // Afonso deSouza doConcelho doditoSenhor etcoetera.Aqui temos aIlha deGuaibe, ouSanto Amaro com diferentes Se=nhores aomesmotempo: ella hé deMartim Afonso oPupilo,4395 conforme asSesmarias de Iorge Ferreira; mas, segundo aescriptura,pertence aMartim Afonso Conselheiro, qualidade que oTabeliaõ de=propozito expressou, para que senaõ entendesse que fallava dooutroMartim Afonso Seu Sobrinho.39. Naõ hé porem de admirar, que fossem diversas as opinio=4400 ens dos moradores, pois athé omesmo Iorge Ferreira discorria nesta mate= [Edição Semidiplomática de Memória Histórica da Capitania de São paulo, códice E11571 do Arquivo do Estado de São Paulo, 2007. Renata Ferreira da Costa. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de letras clássicas e vernáculas. Programa de Filosofia e Língua Portuguesa. Página 314 do pdf]

Quanto a Bartolomeu Gonçalves, a mesma fonte (Américo de Moura) louva-se em Frei Gaspar, frisando: "Como se lê em Frei Gaspar, em nota à descrição d Santos, veio com Martim Afonso, e durante mais de vinte anos FOI O ÚNICO FERREIRO da Capitania, um mestre Bartolomeu, que primeiro se chamava Domingos Gonçalves, o qual em 1555, tendo mulher e filhas, obteve de Brás Cubas grande sesmaria em Santos". [História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos, 1969. Jesuíno Felicíssimo Junior. Página V]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.