'Documentos de Legislação Indigenista. Parte I (1500-1700), 2021. Beatriz Perrone-Moisés 0 01/01/2021 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Registros (186)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (240)


Documentos de Legislação Indigenista. Parte I (1500-1700), 2021. Beatriz Perrone-Moisés
    2021
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


96. Provisão para servir de procurador dos índios da aldeia de MarauryJoão Fernandes Saavedra etc. 23/06/1656Dom Jeronymo de Athaide conde de Athouguia do conselho de estado digo de suamagestade senhor das villas de Vinhaes e Monforte Lomba Passo Sernache e Penichesenhor da Fortaleza e presidio deita commendador das commendas de Santa Maria deOlivença da Ordem de São Bento Santa Maria de Adaufe e ViIla Velha de Rodão da Ordemde Christo capitão geral do estado do Brasil etc.Faço saber aos que esta minha provisão virem que os indios da aldeia de Maruiry, termoda villa de São Paulo me enviaram a representar por sua petição que havia mais de oitentaannos possuiam uma data de terra de tres leguas em quadra de uma e outra parte de umrio em que estavam povoadas suas aldeias e que algumas pessoas tinham pedido variassesmarias da dita terra as quaes vendiam e dotavam as suas filhas principalmente umBalthazar Fernandes de quem se queixavam haver vendido muito da referida terra em cujaconsideração e do grande detrimento que padeciam me pediram lhes mandasse medir adita terra, e restituir toda a que lhe estiver usurpada para que ficassem possuindocompletamente a sua data e nulla qualquer venda que della se tivesse feito para o que mepediram juntamente lhes nomeasse procurador que requeresse sua justiça e visto constarme por differentes informações da justificação dos impetrantes e ser convincente que naforma das ordens e alvarás de sua magestade se lhes faça todo favor hei por bem quelogo se meçam as ditas tres leguas pelos titulos que presentarem e cheia a sua datasejam restituidos de tudo o que della se lhes tiver usurpado por quaesquer sesmarias quedas referidas tres leguas se hajam concedido a outras pessoas e se conservem livre eisentamente na posse que das ditas tres leguas tiverem para cujo effeito lhes nomeio porprocurador a João Fernandes Saavedra morador naquella capitania pela boa noticia que seme deu de seu procedimento e zelo pelo que ordeno ao capitão mór e ouvidor da mesma [Documentos de Legislação Indigenista. Parte I (1500-1700), 2021. Beatriz Perrone-Moisés. Página 138]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.