Revista do Instituto Histórico e Geográfico de SP. LVVVX
1990 Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
•
Na Capitania de São Viçente é obra de pesquisa rigorosa, de análise criteriosa e de valor histórico indiscutível. Está ela refeita de citações que avalizam as opiniões emitidas, de observações que, estribadas na documentação autêntica e nos testemunhos de coevosfidedignos, retificam erros consagrados. Tudo com a indicação das fontes.
Preocupação, aliás, que sempre tinha em mente. "Para documentar as minhas opiniões - manifestaria a Aloisio de Almeida (Cônego Luis Castanho de Almeida, 12.3.57, XLIX-C/26) - cito sempre o autor, o livro e as devidas páginas em que me apoiei". Não era dos que, egoisticamente, sonegam as fontes.
Em carta a Aluísio de Almeida (21.2.57, LXIX-C/26), do ano de seu falecimento, dá o ról de sua produção histórica e confidencia seus planos, nessa área. Solicitava ele ao historiador sorocabanoalgumas informações de seu interesse e, para justificar o pedido, faz a exposição. "Escrevi há tempos um ensaio sobre a Capitania de S. Paulo e, recentemente, outro sobre a Capitania de S. Vicente;estou escrevendo atualmente alguma coisa sobre a Província de S.Paulo, no tempo do Império e pretendo, se tiver tempo e saúde,escrever também sobre o Estado Federado de S. Paulo na República". Quanto a este, faz uma ressalva a destacar. "De passagem lhedigo que nada escreverei sobre as interventorias de S. Paulo, notempo da Ditadura, porque tendo sido nela parte, ou, vítima, sintoque não teria a necessária serenidade para delas tratar com imparcialidade".Era a consciência do historiador criterioso a extravasar, naspalavras do homem honrado que sempre fora.
Remanescem, em seu arquivo, páginas inúmeras sobre esse seuplano. Sob o título "São Paulo, Província Imperial", há dois volumes, segundo a indicação do autor. Precede-os nota manuscrita. I I"Neste trabalho apenas o primeiro capitulo, emboraincompleto e imperfeito, pode ser publicado. O capítulosobre o caminho do mar precisa ser refundido. Os outrossão apenas esboços, que esperam desenvolvimento. Sobrea viação férrea basta resumir o que escreveu A. Pintoque é completo.[Páginas 33 e 34]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.