'Um problema não resolvido - 23/06/2022 Wildcard SSL Certificates
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
Registros (332)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Um problema não resolvido
    23 de junho de 2022, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (2)
  


Os documentos antigos confundem quanto a localização da serra e do rio denominados "Cubatão", cujo significado é "Rio que cai". Ao longo da História registram três rios com este nome. Um, o menos citado, se localiza na cidade com mesmo nome. Os outros dois se localizam ao sul e norte de Sorocaba.

A primeira represa de Sorocaba foi construída no rio Cubatão!

Os mapas antigos a registram em local diferente do conceito atual. Outro problema é a localização primária da Serra de Pananapiacaba, geralmente associada ao rio Cubatão em Cubatão. Porém, em 1674 o documento que registra pela primeira vez “Paranapiacaba” não faz referência a "Cubatão" [9].

Então, para entender parte dos documnentos é necessário identificar a localização primária do rio Cubatão. Em 10 de Fevereiro de 1533, redigiu-se em São Vicente, o primeiro documento oficial com tal referência.

A importância desse documento para a História do Brasil é imensurável! Este primeiro documento localiza as terras "(...) e dali subirá direto para a serra por um lombo que faz, por um vale que está entre este lombo, por uma água branca que cai do alto, que chamam Ytutinga". [1]

Ytu-tinga ou "água branca" se refere a uma cachoeira. O nome Voturantim, do conhecido salto do rio Sorocaba, é corruptela do Ybytyra-tin, de que o primeiro vocábulo se alterou para butura ou votura, e o segundo não é senão a fonna contrata de tinga, branco, branca, comum no dialeto guarani, que chegou até São Paulo.

Portanto, voturantim significa mui propriamente montanha branca, pois que o salto do Sorocaba, naquele lugar, não é mais do que uma encosta alta, coberta de alvo manto de espumas. A denominação dada à famosa serra de excelente clima, no Ceará, Baturité, é notável exemplo da corrupção dos vocábulos tupis. [10]

Mas como disse e repetiu Paulo Setúbal: “Cuidado, senhor, cuidado! O sertão do Brasil é traiçoeiro. Todos os que, até hoje, tentaram desvendar as riquezas do Sabarabussú, morreram... Não escapou um só!” [12]

Conhecem a História do Bispo Sardinha? O primeiro do Brasil, teria sido "comido" pelos nativos! Talvez foi ele a primeira das vítimas descritas por Setúbal.

Em 1552 a primeira expedição partiu das proximidades de Santo Amaro rumo ao sertão sorocabano [2]. Em 13 de julho o Bispo comunica do rei D. João que "também foi colhido ouro, nas margens do Cubatão, juntos nos desaguadouros dos riachos que desciam da lombada do Paranapiacaba" [3].

Cornélio de Arzão

Um dos personagens mais importantes da Histpória de Sorocaba e muitas outras cidades é Cornélio de Arzão, profundamente ligado as buscas por metais preciosos na região.

Em 20 de setembro de 1627 "atento à pobreza em que então se achava, solicitou terras de sesmaria ao Capitão-mor Álvaro Luiz do Valle, que lhe concedeu uma légua em quadra". [4]

Em 2 de abril de 1628 a primeira e única visita da Inquisição na região ocorre no sítio pertencente a Cornélio de Arzão, nas proximidades de "Piratuba". [5]

Eis que em 10 de novembro de 1637 registra-se o pedido de terras "em Caucaia, caminho para o mar correndo o rio arriba irá cortando da banda sul até chegar ao Rio que Cai com todas as cabeceiras das terras do capitão Gaspar Conqueiro, Cornélio de Arzão e Damião Simões.". [7] Trata-se simplesmente do único documento a mencionar o "Rio que Cai".

"Caucaia" de Itupararanga se localiza entre os municípios de Cotia e de Una (Ibiúna); nas cabeceiras do Sorocá-Mirim, um dos afluentes do Rio Sorocaba.Caucaia.

E tem mais! Em 20 de fevereiro de 1639 pedido de um “pedaço de terras que está no caminho geral que vai do Cubatão para a vila de São Paulo da ponte de (ilegível) até o rio que chamam Supirieri por uma banda e por outra do dito caminho (...)” [8]

Em dezembro de 1912 "compareceu o doutor Augusto Ribeiro de Mendonça, procurador da São Paulo Electric Company Limited, e declarou que por sua constituinte protestava contra quaisquer obras ou benfeitorias que Alberto Henworthy faça nos terrenos da fazenda Piratuba, á margem do rio Sorocaba". [11]

[1] "Algumas notas genealo´gicas : livro de familia : Portugal, Hespanha, Flandres-Brabante, Brazil, Sa~o Paulo-Maranha~o : se´culos XVI-XIX" / "Histo´ria das misso~es orientais do Uruguai" / Genearc[2] Varnhagen, Francisco Adolfo de (Visconde de Porto Seguro). História Geral do Brasil-Antes da Separação e Indepêndencia de Portugal. Rio de Janeiro, Casa E&H. Laemmert, 2ª edição[3] Jornal Correio Paulistano, 23.06.1929, página 4. “As minas de ouro do Jaraguá”, tema da conferência realizada em 21 de junho de 1929, no Instituto Histórico e Geográfico, pelo coronel Pedro Dias de Campos.[4] https://brasilbook.com.br/r.asp?r=26143[5] Frei Agostinho de Jesus e as tradições da imaginária Colonial p.266 / projetocompartilhar.org/SAESPp/corneliodearzao1638.htm[6] Documentos Publicados pelo Arquivo do Estado de São Paulo. Tipografia Piratininga, SP, 1921. VOLUME I[7] Sesmarias[8] Sesmarias de 1602-1642, 1921. Publicação Oficial do Arquivo do Estado de São Paulo, impresso pela Tipografia Piratininga. Páginas 289, 290 e 291[9] “Supplemento aos apontamentos para o diccionario geographico do Brazil”, 1935. Alfredo Moreira Pinto. Página 233.[10] “O Tupi na Geographia Nacional” (1901) Teodoro Sampaio / p. 304[11] Correio Paulistano, 08.12.1912. Página 10.[12] https://brasilbook.com.br/r.asp?r=20766



\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\26744icones.txt


ME|NCIONADOS
ATUALIZAR!!!
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.