7 de fevereiro de 1624, quarta-feira Atualizado em 13/06/2025 20:16:44
• Imagens (1)
• Fontes (1)
•
•
•
E sendo-nos assim apresentada a dita provisão, em cumprimento delta e da sentença da relação, doação do dito conde, e certidão do provedor da fazenda, Fernão Vieira Tavares com o teoT dos autos, tudo na fórma da dita provisão, demos posse ao dito Álvaro Luiz do Valle, como procurador bastante do dito conde de Monsanto, desta villa de S. Vicente, da do Santos, dessa de São Paulo, 0 da villa de Santa Ana de Mogy, da ilha de Santo Amaro, e da ilha de 3. Sebastião, e povoação de terra firme que está defronte da dita ilha, por as ditas villas, ilhas e povoação entrarem na demarcação que está feita pelo dito provedor desde o rio Curupacó até 0 rio de São Vicente, tudo pertencente ao dito conde, na fôrma da certidão do dito provedor da fazenda, e autos conforme a dita sentença da relação e doação do dito conde, cia qual posse se fez auto assignado pelo dito Álvaro Luiz do Valle e por nós; e sendo-lhe dada assim a dita posse, o dito Álvaro Luiz do Valle nos apresentou mais duas provisões do dito conde, uma para servir de capitão-mór seu lugar-tenente com o cumpra-se do Sr. governador geral, e outra para servir de ouvidor, dos quaes cargos, e em virtude das ditas provisões e cumpra-se do dito governador geral, lhee demos posse deles, e os está servindo a atualmente. E porquanto João de Moura Fogaça foi provido nos ditos cargos pela condessa de Vimieiro, não pode já agora usar de jurisdicção alguma, conforme a dita provisão do Sr, governador geral, o qual João de Moura Fogaça se diz está nesta villa; requeremos a Vms. da parte de Sua MagesÉade, e da nossa lhe pedimos por marco, que, sendo-lhes apresentada esta nossa carta, a cumpra o e guardem, e em cumprimento delia mandem notificar ao dito João de Moura Fogaça para que desista dos ditos cargos, e não use mais de jurisdicção alguma nas ditas villas, ilhas e povoações declaradas atrás, e de Yms. assim o cumprirem farão o que são obrigados a fazer por bem dos seus cargos, o que Sua Magestade manda, o que nós também faremos quando por semelhantes cartas nos fôr pedido e requerido : e por certeza do que dito é, vai esta por nós assignada, e sellada com o sello que nesta câmara serve. Feita cm esta villa doS, ^ i- ccnle aos 7 dias do mês de Fevereiro de 1624 annos. E eu Gaspar de Medeiros, tabellião publico e do judicial nesta villa de S. Vicente, que ora sirvo cie escrivão da camara, a fiz escrever e subscrevi. — João da Cosia. — Pedro Gonçalves Meira. — Pedro Vieira Tinoco. — Gonçalo Ribeiro . — Salvador do Valle.
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de SP, vol. LVIII Data: 01/01/1958 Créditos/Fonte: Comissão de redação: Dácio Pires Correia, Nicolau Duarte Silva e Vinicio Stein de Campos Página 302
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.