24 de fevereiro de 1830, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
E tu, Barão de Sorocaba, a quem a Morte com a foice na mão conduziu-o, antes do tempo, e levou-te a gozares da verdadeira sismaria, herdada da Natureza, desses sete palmos de terra, com que te achas acomodado, levanta-se, e vem advertir aos teus companheiros de que a felicidade dos homens não consiste em possuírem muitas terras, para vexarem, e oprimirem os seus semelhantes; vem advertir-lhes de que todos por lá se satisfazem com as suas sismarias, e que não - põem marcos, arrancam marcos, medem, remedem, tombam, alargam, e andam dia, e noite com o tombo aos tombos, como por cá se pratica, á imitação dos avarentos com o dinheiro amoedado, que o contam todos os dias - ; vem advertir-lhes de que se lembrem do - memento, homo -, que os conduzirá a desfrutar essas sismarias, com que todos infalivelmente hão de contentar-se!!! Sim, Barão de Sorocaba, tu quiseste iludir-nos com o afetado roubo do Tombo, e ele hoje existe em nosso poder, e passará de geração em geração, para conhecerem a injustiça, a espoliação da propriedade de tantas famílias, que, recorrendo aos Céus, não cessam de clamar: Justiça, Justiça! Sim, Barão de Sorocaba, suas lágrimas serão enxutas, e seus gemidos serão ouvidos pelos honrados homens, que prezam o direito da igualdade, e respeito a Lei; essas vitimas da arbitrariedade já estão livres da tua baixeza, e adulação, e ficarão livres dos outros egoístas, que cá deixaste! Semelhante qualidade de gente, hipócritas, egoístas, e aduladores, não se lembram do "memento homo", e só ficam quietos, quando o padre lhes canta o "requiescat in pace!" Amém...
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.