Concedida d sesmaria na vila de Santos aos 12-07-1640, selada pelo Capitão Mor Antonio de Aguiar Barriga e escrita pelo escrivão Francisco Rodrigues Raposo - 02/07/1640
Concedida d sesmaria na vila de Santos aos 12-07-1640, selada pelo Capitão Mor Antonio de Aguiar Barriga e escrita pelo escrivão Francisco Rodrigues Raposo
2 de julho de 1640, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Antonio Alvares Couceiro(atualizado em 07-março-2018)SL. 8, 231, 1-1 Maria Ribeiro c2c em 1646 com o Capitão Domingos Alvares Cousseiro, f.o de Antonio Alvares Cousseiro e de Maria Ramires naturais de Portugal.SL. 5, 286, 1-1 Antonio Monteiro de Alvarenga casou em 1639 em S. Paulo com Violante de Siqueira, f.ª de Antonio Alvares Cousseiro e de Maria Ramires. Bartyra SetteFabricio Gerin Antonio Alvares Couceiro, nascido em Portugal em fins no século XVI, casou com Maria Ramires. Veio para o Brasil e se estabeleceu na Capitania de São Vicente em princípios do século XVII. Em 1640 vivia em São Paulo quando declarou ser aí morador já há muitos anos, com mulher, filhos e genros e pediu terras para todos em Mogimirim. Sesmarias, vol. 01- fl 397 - Registro de Carta de Datas de Terras de Antonio Alvares Couceiro em São Paulo - Antonio Álvares Couceiro, morador na Vila de São Paulo ....me fez a petição atraz dizendo que era morador naquela vila havia muitos anos e que nesta Capitania havia servido a Sua Magestade em todas as ocasiões que se haviam oferecido (...) assistindo onde por seus capitães fora ordenado e era casado e tinha mulher e filhos e genros e não tinha terras para fazer suas lavouras.Pediu meia légua para si, meia légua para o genro Francisco Ribeiro Banhos, mais meia légua para o genro Antonio Monteiro e outra para seu filho Domingos Álvares no termo de Mogimirim em quadra pelo ribeirão que se chama Vaiaho ... rio arriba tanto de uma banda como da outra ficando o ribeirão no meio ...Concedida d sesmaria na vila de Santos aos 12-07-1640, selada pelo Capitão Mor Antonio de Aguiar Barriga e escrita pelo escrivão Francisco Rodrigues Raposo.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!