Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, encontrou a verdadeira cruz
Atualizado em 30/04/2025 22:19:44
• Fontes (1)
•
•
A data da fundação do povoado de Passa-Três é a de 12 de dezembro de 1878, reconhecida pela Lei Municipal n.º 29 de 13-05-1964, justamente o dia que foi celebrada a primeira missa na capela de Santa Cruz pelo cônego Demétrio Leopoldo Machado, vigário de Tatuí. No entanto, o dia do município, depois de sua emancipação política-administrativa de Tatuí, passou a ser comemorado no dia 03 de maio, justamente a data que a paróquia celebrava o seu orago “Santa Cruz”. No calendário litúrgico da igreja, de então, nesta data comemorava a festa da “In Inventione Sanctae Crucis”, isto é, a data em que Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, encontrou (em latim: inventio, onis significa “descoberta”) ao escavar o lugar onde Jesus Cristo fora sepultado em Jerusalém (03 de maio do ano 326), a verdadeira cruz, que se encontra, desde então, na basílica de “Santa Croce in Gerusalemme”no Bairro Laterano em Roma.
No calendário litúrgico da igreja, de então, nesta data comemorava a festa da “In Inventione Sanctae Crucis”, isto é, a data em que Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, encontrou (em latim: inventio, onis significa “descoberta”) ao escavar o lugar onde Jesus Cristo fora sepultado em Jerusalém (3 de maio do ano 326), a verdadeira cruz, que se encontra, desde então, na basílica de “Santa Croce in Gerusalemme” no Bairro Laterano em Roma.
[25606] A FESTA DE SANTA CRUZ DE 03 DE MAIO A 14 DE SETEMBRO 01/05/2022
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*