7 de abril de 2022, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Já que estou na Serra de São Francisco, vamos dar uma espiada no soturno cemitério do Karafá! No topo da serra, mais próximo de Alumínio do que Votorantim, causa forte impressão pelo posicionamento, pelo vento forte sempre presente e pela conformação de sua capela e disposição de seus túmulos.
Enigmático. Visivelmente está ludibriando a História. A Serra de São Francisco, na constituição de Piedade, início do século 19, antes do reconhecimento oficial da capela de Nossa Senhora da Piedade pelo bispado de São Paulo, 1840, guardava o cemitério que recebia os corpos da remota paragem do Pirapora. A subida era intensa e a cachaça abundante, Sempre o cortejo se iniciava com um morto mas terminava com dois pois as brigas aconteciam em razão de motivos fúteis. O cemitério desapareceu, cedendo lugar à exploração mineral, principalmente mármores, tendo se localizado onde está a decadente praça de Santa Helena.
Benedito Maciel De Oliveira FilhoA Serra de São Francisco se funde e se confunde com a a Serra de Inhaíba. O cemitério está muito próximo dela pois está na divisa com Alumínio. O acesso mais saudável para a Raposo Tavares está na Estrada do Sol ou até na Estrada da Lua. A distância e mesmo a altitude, não possibilitam visibilidade da região costeira. Do outro lado a Serra de São Francisco é limitada pelo vale do Pirapora e, após ele, encontramos Paranapiacaba. O ponto extremo dela está no Descalvado, ocupando fronteira tríplice: Ibiúna, Piedade e Tapiraí. Da famosa pedra do Descalvado é possível avistar os contornos da orla e até o movimento na Regis Bittencourt. Mas isso em dias limpos, sem librina. Mas a serra vive mergulhada na librina...Os antigos piedadenses a chamavam de Serra Negra, causando temores, sustos e produzindo no imaginário popular, lendas interessantes A abertura da estrada que a interliga ao litoral se iniciou no final dos anos 50 do século XIX e se arrastou por mais de setenta anos. O exército a concluiu mas Celestino Américo, tenente da Guara Nacional, muito fez por essa abertura. Através de suas memórias encontramos o Patrimônio de Paranapiacaba, o Patrimônio de Santa catarina, origem de Tapiraí, desmembrada de Piedade e outros limítrofes.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.